Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 30 de Outubro de 2010 às 14:10

    Imprimir


Mesmo quem deixou de votar no primeiro turno das eleições deverá se apresentar às urnas no segundo turno, no próximo dia 31 outubro. O fato de ter ou não justificado a ausência no primeiro turno das eleições não isenta o eleitor da obrigação do voto na segunda etapa. Em Mato Grosso os eleitores são precisarão votar para o cargo de presidente.

De acordo com Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a cada turno das eleições, a Justiça Eleitoral lança no sistema nacional de cadastro de eleitores os dados que permitem identificar quais eleitores compareceram às urnas, quais justificaram sua ausência e também todos aqueles que não se dirigiram à sessão eleitoral para depositar seu voto.

A ausência nas urnas, nos dois turnos da eleição, vai desencadear dois registros negativos no histórico eleitoral do cidadão. Após o terceiro registro de ausência, o título de eleitor é automaticamente cancelado pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral.

Justificativa

A justificativa deverá ser feita, preferencialmente, no dia da eleição, quando todas as urnas eletrônicas do país estarão aptas a receber a justificativa de ausência do eleitor. No domingo de eleições, basta apresentar o formulário na sessão eleitoral, que os mesários lançarão os dados nos sistemas das urnas eletrônicas.

O eleitor também poderá fazer a justificativa por meio de um requerimento escrito, que deverá ser encaminhado ao juiz eleitoral da circunscrição eleitoral a qual pertence. O documento deve trazer os motivos que levaram à ausência.

Após protocolado, o eleitor deverá acompanhar o trâmite do documento para verificar se o magistrado acatou os motivos que o impediu de votar. Caso o requerimento não seja aceito pelo juiz, o eleitor deverá pagar uma multa para regularizar a situação eleitoral.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/112084/visualizar/