Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 27 de Outubro de 2010 às 17:54
Por: Sissy Cambuim

    Imprimir


O portal Transparência realizou uma análise de como os Podres Executivo, Legislativo e Judiciário vêm cumprindo a Lei Complementar 131, de maio de 2009, que determina que a União, Estados e Municípios disponibilizem, na internet, informações detalhadas de prestação de contas. O resultado foi um índice de como os sites institucionais divulgam a execução orçamentária e financeira de cada órgão. A análise inclui o governo federal e estaduais. Mato Grosso ficou em 21º lugar no ranking, com uma nota de 3,93. O primeiro colocado foi o governo federal, com 7,56 e, na 25ª e última colocação, o Piauí, cujo desempenho foi avaliado em 3,04.

O site do Governo foi analisado pelo portal Transparência em junho deste ano e revisado no mês seguinte. A avaliação abordou quesitos como usabilidade, frequência de atualização e conteúdo. O levantamento apontou que o Estado apresenta todas as fases da execução orçamentária, desde a aprovação do orçamento até o pagamento efeutado, e ainda indica origem, finalidade e objetivo da despesa, ou seja, todas as informações exigidas pelo índice. Contudo, conquistou apenas 40% da pontuação máxima, já que não apresenta, por exemplo, informações a respeito dos servidores públicos, como relação completa de cargos e remuneração por posto de trabalho, nem informações básicas exigidas para emissão de notas de empenho.

Veja aqui a lista completa da avaliação do governo

A página somente recebeu pontuação máxima em sua série histórica e atualização, uma vez que a alimentação é diária e aindam disponibiliza informações relativas desde o ano 2000. Sobre as ferramentas para o usuário, a avaliação atribui 24,4 pontos ao Estado, apontando deficiências como a não utilização do padrão ideal de URL e o fato do conteúdo estar divididos em diferentes portais, sem links diretos de acesso às informações.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/112388/visualizar/