Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 27 de Outubro de 2010 às 08:29
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Em meio às mudanças do secretariado, o prefeito de Cuiabá Chico Galindo optou por uma troca um tanto curiosa na secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Vai substituir o ex-sindicalista Elismar Bezerra (PPS) por outro ex-sindicalista Dilemário Alencar (PTB). Ambos marcaram época dos anos 1990 em defesa de suas categorias. Elismar presidiu o Sintep, que congrega os profissionais da educação, maior categoria do Estado. Dilemário conduziu o sindicato dos Bancários. A partir dessa militância, ambos engendraram para o caminho do Executivo e já ocuparam diversos cargos comissionados, como de secretários ou em alguma assessoria política. Eles não querem saber de voltar às origens como professor e bancário, respectivamente, e, muito menos, de liderar movimento grevista, como no passado recente. Vivem o outro lado, o da benesses do poder.

Galindo optou por Dilemário por tê-lo como pessoa de confiança do seu grupo político. Ambos são do mesmo PTB. Dilemário foi secretário de Governo e presidente do Cuiabá-Prev na gestão Wilson Santos. Com origem no PMDB, ele disputou, sem êxito, candidatura de deputado estadual. Em 2004 ficou como suplente de vereador por Cuiabá e veio a assumir o cargo por alguns meses. Vinha atuando na assessoria do Palácio Alencastro e, agora com cargo no primeiro escalão, supera o ostracismo político no qual estava mergulhado desde o ano passado.

Enquanto isso, Elismar sai de cena da vida pública. Depois de fazer oposição dura ao governo Jayme Campos (91/94), o ex-presidente do Sintep virou aliado da gestão Dante de Oliveira. Tornou-se secretário de Cultura do Estado. Saiu sob desgaste por causa de denúncia sobre irregularidades na construção do Cine Teatro da Capital. Quase uma década depois, veio a ser secretário de Educação de Várzea Grande do prefeito Murilo Domingos e, posteriormente, de Trânsito e Transportes Urbanos da Capital, sob Wilson Santos. Teve passagem "relâmpago" como assessor do então vereador Ivan Evangelista e do deputado estadual Percival Muniz e voltou à administração tucana para conduzir não mais a SMTU, mas a pasta de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Dilemário vive agora a experiência de executivo e não mais de sindicalista. Sua missão serão fomentar a geração de empregos, com incentivos aos arranjos produtivos e de buscar investidores para Cuiabá. Sua pasta teve um incremento do orçamento de R$ 10 milhões, em 2009, para R$ 16,1 milhões no exercício deste ano. O problema é que mais de 80% já foram executados.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/112457/visualizar/