Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 25 de Outubro de 2010 às 09:51
Por: Fernando Duarte

    Imprimir


Os 25 anos da Pastoral da Juventude em Cuiabá foram comemorados apresentando o assassinato de quase 170 jovens na Capital e Várzea Grande somente nos 8 primeiros meses de 2010. O número equivale a 80% das 210 mortes registradas. Para combater o "extermínio" da juventude, como expôs a campanha, foi criada uma programação no Dia Nacional da Juventude no Centro Educacional Maria Auxiliadora (Cema).

O coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude, Alex Sandro Pereira, afirmou que a principal forma de evitar o assassinato dos jovens é investindo na formação pessoal. Ele lembrou que as drogas ainda são responsáveis pelas mortes, mas elenca também as violências doméstica e sexual como outras causas.

"A intenção é mobilizar a juventude e mostrar que existem outras maneiras de se divertir. Isso é passado aos grupos de jovens, em que um evangeliza o outro e acaba se tornando um protagonista juvenil".

O evento contou com aproximadamente 500 jovens que foram mobilizados pelas 26 paróquias da baixada cuiabana.

Da ação desse domingo, o objetivo dos organizadores é que os jovens levem as ideias para as escolas e as famílias. "Cada jovem é um agente divulgador", disse a coordenadora de Comunicação da Pastoral, Marcela Brito, que destaca a falta de estatística sobre os assassinatos juvenis.

"As mortes por dengue, por exemplo, são contabilizadas enquanto números que mostrem o extermínio da juventude quase não se têm".

Uma das participantes, Adriana Elen de Assis Neves, 18, diz que o evento e os grupos de jovens ensinam a ter consciência dos próprios atos e que "pode se divertir sem medo, sem vergonha do que está fazendo".

A estudante Dayhane de Araújo Cardoso, 15, esteve pela primeira vez no evento e afirma ter ficado admirada pela quantidade de jovens reunidos em um mesmo ambiente.

Mas quem ficou surpresa foi Caroline Xavier de Lima Oliveira, 13. "Eu vim porque meu pai falou. Pensava que ia ser chato, mas não está sendo. Todo mundo está brincando e se dedicando a isso (evento)".

As discussões sobre o presente e o futuro da juventude são baseadas em possíveis alternativas para o chamado "mundo do crime", atraentes e que rendam uma satisfação financeira rápida.

Eleições - Tradicionalmente, o Dia Nacional da Juventude é realizado no último domingo de outubro. No entanto, devido a eleição para o cargo de presidente, o evento foi antecipado para ontem (24).

Sobre isso, a coordenação da Pastoral, mesmo com todos os atos de corrupção, estimula os jovens a reconhecerem na política uma ferramenta importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Marcela Brito diz que as discussões não são para definir em quem o jovem deve votar, mas saber a força que ele tem nas eleições. "Até para cobrar depois que o candidato é eleito".

A campanha aconteceu em todos os estados do Brasil e é idealizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ontem, os jovens dos vários municípios que formam a baixada cuiabana (Várzea Grande, Rosário Oeste, entre outros) participaram de missa, fizeram caminhada, cantaram, dançaram e realizaram oficinas.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/112689/visualizar/