Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Quinta - 16 de Setembro de 2010 às 20:15

    Imprimir


O Ibama realizou uma operação em uma das últimas áreas ainda com floresta preservada da região sul do estado do Pará e norte de Mato Grosso. A "Operação Durans Rocha", com a participação das forças do Ibama, Polícia Federal e Força Nacional foi realizada em uma região denominada Gleba São Benedito, área localizada entre os rios São Benedito e Rio Cururu-açú, nos municípios de Jacareacanga (PA) e Apiacás (MT). Um grupo de 25 agentes ainda está acampado na região.

Segundo o Ibama, o local é alvo de constante grilagem de terra por fazendeiros, madeireiros e aventureiros. A terra foi declarada como área indígena Kayabi pela Portaria 1.149 de 2002 do Ministério da Justiça.

No local os agentes que participam da operação encontraram desmate e queimadas em andamento além de armamento, animais silvestres abatidos, ocupação e formação de pastagem com gado. Muita fumaça ainda sai da floresta, consumida pelo fogo. A região é considerada santuário ecológico.

A operação teve início no dia nove de setembro e não tem prazo pra terminar. Até o momento, mais de R$ 4 milhões foram aplicados em multas, oito espingardas, um trator de esteira, um veículo gol, duas motos, doze motosserras e quatro pessoas presas.

Os responsáveis pelos desmates e queimadas já estão sendo autuados e foram notificados a retirar o gado (cerca de 600 animais) do local de modo a propiciar a regeneração da floresta. O prazo termina em 02 de outubro. A equipe permanece no local até a avaliação total do dano ambiental, que já contabiliza cerca de 1.500 hectares devastados.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/115240/visualizar/