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Sinop: câmara e OAB pressionam operadoras de telefonia a resolver problemas
Há várias semanas que falar ao telefone celular tem sido difícil devido as constantes quedas nas chamadas, falha em ligações, ruídos e outros problemas. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sinop decidiu mandar ofício a Vivo, Oi, Claro e Tim cobrando informações referentes ao número de usuários e a respectiva capacidade de atendimento de cada empresa.
A OAB está reforçando a inciativa do poder legislativo de Sinop, que devido aos constantes problemas na realização de ligações irá requerer os mesmos dados das operadoras. O documento é assinado por todos os vereadores. De acordo com o vereador Fernando Brandão (PSB), a ideia surgiu após uma reunião entre os vereadores.
"Estávamos reunidos na sala da presidência e sentimos enorme dificuldade para conseguir uma ligação, foi quando todos decidiram que precisamos agir", explicou Brandão.
Segundo o vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB, Eduardo Marques Chagas, as empresas não são obrigadas a repassar as informações solicitadas.
"Porém, caso não obtenhamos uma resposta, nossa ideia é juntar os vereadores, OAB e a Procuradoria do Consumidor [Procon] para requerer esses números. Outra alternativa será acionar o Ministério Público Federal e Agência Nacional de Telecomunicações [Anatel]", acrescentou Chagas.
O poder legislativo suspeita que as empresas de telefonia vendam mais aparelhos celulares do que a capacidade de atendimento. As falhas nas ligações podem ser fruto de erros no projeto de cobertura e de dimensionamento de clientes, como afirmou o técnico em telecomunicações (que não trabalha nas
empresas), Jair Gonzaga. "Se venderem além da capacidade, vai ter falha no atendimento", frisou.
empresas), Jair Gonzaga. "Se venderem além da capacidade, vai ter falha no atendimento", frisou.
Independente das ações das entidades, a OAB orienta que o consumidor lesado procure seus direitos. O primeiro passo é registrar reclamação na Anatel e em seguida no Procon.
"Qualquer pessoa que não estiver satisfeita com o atendimento e que não receber respostas, tem o direito de reclamar e de ter a questão resolvida", salientou o vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor.
De acordo com o vereador Fernando Brandão, assim que as respostas chegarem, a Câmara vai analisar e verificar se cobra mais investimentos.
Fonte:
Só Notícias com assessoria
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