Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 13 de Setembro de 2010 às 07:36

    Imprimir


 

 

O presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial (FEM), Klaus Schwab, descartou nesta segunda-feira que a economia mundial encadeie uma segunda recessão consecutiva e assegurou que a recuperação dos últimos meses prosseguirá.

Schwab fez a declaração em entrevista ao jornal oficial China Daily antes da inauguração da reunião do Fórum na cidade chinesa de Tianjin, conhecida como o "Davos da Ásia".

O dirigente deu ênfase no papel motriz das economias emergentes, especialmente China e Índia, que, sob seu ponto de vista, avançarão a níveis próximos de 10% neste ano.

"O crescimento da China pode se desacelerar um mínimo, talvez abaixo de 10%, ao redor de 9,8% e até 9,7%", previu. Schwab também destacou os Estados Unidos, cujo papel no atual contexto mundial de incerteza, disse, poderia ser "prejudicial", depois dos últimos relatórios negativos publicados pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano), que no final de agosto via sinais "gerais" de detenção brusca econômica.

"Europa e Japão, com grandes níveis de dívida, certamente terão alguns anos de crescimento lento", reconheceu também o presidente-executivo do Fórum em Tianjin.

A reunião chinesa foi aberta nesta segunda-feira com a participação de mais de 1.400 representantes de 85 países, que durante três dias debaterão o crescimento sustentável e o papel das economias emergentes na saída da crise global.

O Fórum, com sede em Genebra, é uma fundação sem fins lucrativos criada em 1971 com a ideia de reunir os líderes internacionais em economia, política, comunicação e outros âmbitos para discutir assuntos de importância mundial.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/115744/visualizar/