Segunda rodada de pesquisa coloca governador em situação tranquila
Silval dispara em pesquisa na Capital; Mauro e Wilson caem
A corrida pelo comando do Palácio Paiaguás, num intervalo de 17 dias, aponta nova tendência do eleitorado da Capital. Entre os dias 3 e 5 de setembro, na segunda rodada de pesquisa do Gazeta Dados, o favoritismo do atual governador Silval Barbosa (PMDB) se consolida em primeiro lugar com 37%, impondo uma frente de 11 pontos percentuais sobre Mauro Mendes (PSB).
O socialista perdeu 5 pontos e está em segundo lugar com 26% das intenções de voto estimulado. Na primeira sondagem do instituto em Cuiabá, feita dos dias 14 a 16 de agosto, o socialista aparecia em primeira colocação com 31% da preferência do eleitorado.
Wilson Santos (PSDB), que renunciou ao cargo de prefeito da Capital para candidatar-se ao governo do Estado, amarga a terceira posição com 2 pontos a menos. De 18%, o tucano caiu para 16%. Marcos Magno, concorrendo pelo PSOL, mantém-se na condição de "lanterninha" com iguais 1%.
Enquanto brancos e nulos aumentaram de 3% para 4%, a somatória de indecisos reduziu 6 pontos percentuais. O peemedebista, Silval Barbosa, pode ter sido beneficiado por esses eleitores que definiram por um candidato, como também deve ter ganho votos, antes atribuídos a Mendes e a Wilson.
Na simulação de voto espontâneo, Silval se mantém em primeiro lugar, mas abre vantagem de 10 pontos percentuais em relação a Mauro. São 26% de preferência contra 19%. Na primeira pesquisa, o peemedebista tinha 18% e o socialista 15%. Wilson apresenta os mesmos 11%.
O comportamento dos indecisos no maior colégio eleitoral do Estado acompanhou a votação simulada, baixando de 52% a 41%, 11 pontos no total. Nesta modalidade, é possível que a escolha de um nome tenha favorecido tanto Silval como Mauro.
Nas ruas, ouvindo 500 pessoas representativas de 106 bairros de Cuiabá, com margem de erro fixada de 4% variando para mais ou para menos, o Gazeta Dados gerou informações a respeito de um possível segundo turno no pleito de outubro.
Num confronto entre os dois principais candidatos, Silval e Mendes, a vitória seria do atual governador de Mato Grosso com 37% contra 32% do empresário, que deixou o PR, onde iniciou a militância política para ingressar no PSB. Nesta situação, a soma dos indecisos seria de 7%. Brancos e nulos totalizariam 24%.
Disputando com o tucano, o peemedebista amplia a dianteira e ganharia a eleição na Capital com 53% da votação. Ao ex-prefeito sobrariam 20%, uma diferença em favor de Silval de 33 pontos percentuais. Indecisos manifestam recuo de 23% para 19% e brancos e nulos reuniriam 8%.
Se Wilson e Mauro forem às urnas num virtual segundo turno, o empresário que perdeu a eleição para o ex-prefeito em 2008, seria o grande vencedor com 48% das intenções de voto contra 20% do tucano, uma diferença de 28 pontos percentuais para o socialista. Enquanto não sabem e não responderam caem de 24% para 22%, brancos e nulos chegariam a 10%.
Na condição de terceiro colocado a 23 dias do pleito, Wilson Santos é o candidato de maior rejeição na Capital, com 42%. O percentual mostra o desgaste do ex-prefeito que tem como principal reduto eleitoral a cidade, de onde obteve soma razoável de votos que fez dele prefeito por duas vezes, vereador, deputado estadual e federal.
Em segundo lugar, está Marcos Magno (PSOL), ainda pouco conhecido dos eleitores. Silval e Mendes empatam em 7%. Preferem não manifestar opinião, 11% dos entrevistados pelo Gazeta Dados e 25% declaram indecisão.
A segunda rodada de pesquisa em Cuiabá tem o registro junto do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o número 31.973/2010. Com o objetivo de esclarecer ainda mais a população sobre o momento da campanha, o instituto, que faz amostragens apenas para publicação nas empresas do Grupo Gazeta, questionou os entrevistados sobre outros pontos.
Diante da pergunta "Quem vai ganhar as eleições", 48% das pessoas ouvidas pelo Gazeta Dados indicam Silval Barbosa, que concorre pela coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar, formada pelos partidos: PRB, PP, PT, PMDB, PTN, PSC, PR, PHS, PTC, PRP e PCdoB. Dezesseis por cento acreditam que Mendes ganharia em outubro. Ele compõe a aliança Mato Grosso Melhor Pra Você, com as siglas PDT, PPS, PSB e PV.
Indagados sobre a convicção de voto, 62% descartam a mudança de candidato. Já 14% admitem a possibilidade de modificar o voto e, 4%, não demonstram certeza e podem alterar a escolha até na hora de votar.
Sobre a avaliação do horário gratuito eleitoral, veiculado no rádio e na televisão desde 17 de agosto, entrevistadores perguntaram primeiro se as pessoas assistiam a campanha na mídia? Enquanto 54% disseram que sim, 46% declararam que não.
Quando questionados a respeito de quem está melhor, 39% acham que é Silval, 29% apostam em Mauro, 16% em Wilson. E quanto às propostas de governo, Silval obteve 34% de aprovação, Mauro 33% e, Wilson, 18%.
Comentários