Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quinta - 09 de Setembro de 2010 às 08:23
Por: Margareth Botelho

    Imprimir


O quadro eleitoral para o Senado indica uma disputa acirrada em Mato Grosso para a segunda vaga e bastante embolada com os candidatos alterando o percentual de votos a cada dia. A certeza de vitória nas urnas hoje seria somente para Blairo Maggi (PR) apontado como franco favorito à primeira vaga.

Pesquisa Gazeta Dados, nesta segunda rodada estadual, mostra o ex-governador com 74% das intenções de voto estimulado, 8 pontos percentuais a mais que no levantamento feito de 14 a 16 de agosto, quando Maggi obteve 66% da preferência do eleitorado.

Nesta nova rodada, realizada de 3 a 5 de setembro, Antero Paes de Barros e Carlos Abicalil aparecem empatados dentro da margem de erro definida em 3% a maior ou a menor. Antes o segundo lugar era de Antero e agora pertence a Abicalil. O tucano estava com 29% das intenções de voto e agora reúne 26%, 3 pontos percentuais a menos. Já o petista que tinha 21%, surge com 28%, 7 pontos percentuais de crescimento.

É considerável a performance do candidato Pedro Taques (PDT) que, em 17 dias, saltou de 9% para 17%, 8 pontos de aumento nas intenções de voto. Esta pesquisa já contabiliza os reflexos das primeiras duas semanas do horário eleitoral gratuito de rádio e televisão, mas não reproduz os efeitos do debate acirrado entre Antero e Abicalil, iniciado no final de semana.

Disputando pelo DEM, Jorge Yanai, é o quinto colocado com 4%. O Procurador Mauro (PSOL) também obteve 4%, enquanto Naildo Lopes (PV) não pontuou. Para chegar a este resultado, o Gazeta Dados ouviu mil pessoas de 40 municípios. A pesquisa está registrada no TRE/MT sob o número 31.973/2010.

Os dois votos - O Gazeta Dados repetiu como na amostra anterior as votações para a primeira e segunda vagas a senatória. Maggi tem grande frente para a primeira vaga com 58% da preferência eleitoral.

Antero vem em segundo com 10% seguido 2 pontos atrás por Abicalil com 8%. Taques é o terceiro com 5%. Yanai e Mauro possuem 1% e Naildo, 0%. Brancos e Nulos totalizam 5% e os indecisos 12%.

Para a segunda opção de voto ao Senado, Antero aparece empatado com Maggi, os dois com 16% e, Abicalil em primeiro lugar com 20%, acompanhado por Taques com 12%. Novamente Yanai e Mauro registram índices iguais de 3% e Naildo, outra vez, 0%.

Para o segundo voto, brancos e nulos somam 12%, 7 pontos percentuais a mais que da primeira vaga. Indecisos também avançam de 12% para 18%, 6 pontos percentuais. De toda forma, em ambas situações, o número de eleitores que ainda não definiram os votos é significativo.

Rejeição - Pedro Taques e Jorge Yanai apresentam-se como os candidatos menos rejeitados com 3% das indicações dos entrevistados pelo Gazeta Dados. Depois surge o Procurador Mauro, com 4%. Maggi e Abicalil, 5%. Naildo obteve 7% e Antero detém 8%.

Enquanto 45% dos mil entrevistados preferiram não opinar, 20% declararam voto branco ou nulo. Daqueles que responderam às perguntas do instituto, 52% são homens; 70% possuem o ensino fundamental; 73% ganham até 5 salários mínimos; 64% pertencem à Igreja Católica e 29% afirmam ter mais de 45 anos.

Presidente - Candidata do PT, Dilma Roussef, cresceu 7 pontos percentuais entre as duas rodadas do Gazeta Dados e seria vencedora em Mato Grosso com 51% dos votos. Na pesquisa anterior, ela tinha 44%.

Já José Serra (PSDB) repete no Estado, o que vem sendo registrado no restante do país. De 33%, ele caiu para 30%. Marina Silva (PV) também recuou de 8% para 6%. O número de indecisos permanece em 11%, mas a somatória de brancos e nulos recuou de 4% a 2%.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/116167/visualizar/