Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 01 de Setembro de 2010 às 15:05
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


A descoberta de jazidas de fosfato e minério de ferro em Mirassol D’Oeste é tida pelo governador Silval Barbosa (PMDB) como o pré-sal de Mato Grosso. Com isso, o Estado passará de importador a exportador e poderá tem um lucro de R$ 400 milhões ao ano. “Nós só arranhamos a riqueza do Estado, que a cada dia nos surpreende”, disse, durante coletiva nesta quarta-feira (1º).

Agora, segundo o governador, o próximo passo será alinhar ainda mais as relações com o governo federal para que possa ampliar os investimentos e melhorar a logística do Estado de modo a escoar a produção. “Essa será a certeza da consolidação do potencial que nós temos”, disse, frisando que essa foi a melhor notícia dos últimos dias.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, a localização dos depósitos foi até mais importante do que o anúncio de Cuiabá como uma das 12 subsedes da Copa do Mundo de 2014. “Se essa descoberta tivesse acontecido há 10 anos, o Estado não estaria endividado”, avaliou.

Foram encontrados por geólogos da secretaria estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, sob o comando de Pedro Nadaf, aproximadamente 11 bilhões de toneladas de ferro, e 428 milhões de toneladas de fosfato. A quantidade daria para abastecer a demanda do Estado por 700 anos.

Trunfo

Esse pode se tornar mais um trunfo nas mãos do peemedebista, que lidera as pesquisas de intenções de voto para governar Mato Grosso por mais quatro anos. Silval administra orçamento anual de R$ 8 milhões e conta com 90 mil servidores.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/116831/visualizar/