Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 31 de Agosto de 2010 às 21:23
Por: Fernando Leal

    Imprimir


O Instituto Nacional do Câncer (Inca) voltou a confirmar o surgimento de 56 mil novos casos de câncer de intestino (cólon e reto) no Brasil, entre 2010 e 2011, e que nesse período ele será o terceiro tipo de tumor com maior incidência no país. Ainda de acordo com o Inca, em Mato Grosso as mulheres já atingiram esse estágio e os homens – em 4ª colocação – se aproximam.

Para reverter esse quadro no estado, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa está avaliando o Projeto nº 15/2010, do deputado Wagner Ramos (PR). Ele prevê a criação de campanha de orientação e prevenção do câncer de intestino. O trabalho vai envolver as unidades de saúde do estado.

O projeto já recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, e foi aprovado em plenário – em primeira votação. “Dentro da campanha, essas unidades irão oferecer todos os exames indispensáveis para o diagnóstico da doença, além de cirurgias e outros tratamentos necessários”, explicou Wagner Ramos.

Para o diretor geral do Inca, Luiz Antonio Santini Rodrigues da Silva, esse é o caminho já que a prevenção e o controle de câncer estão entre os mais importantes desafios científicos e de saúde pública da nossa época. “Para mudar a realidade e controlar o câncer, a informação de qualidade, detalhada, precisa e regionalizada é condição essencial.

A campanha de conscientização projetada por Wagner Ramos para ser desenvolvida pelo governo em Mato Grosso tem semelhante em âmbito nacional. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia planejou e desenvolveu trabalho idêntico com o apoio do Instituto Nacional do Câncer, Associação Médica Brasileira, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e outras entidades médicas.

O objetivo é esclarecer a população sobre o câncer do intestino para evitar seu aparecimento ou aumentar o índice da descoberta precoce e reduzir o número de mortes causadas por ele no país.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/116950/visualizar/