Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 31 de Agosto de 2010 às 09:42

    Imprimir


 

Os cartórios eleitorais de Cuiabá e do interior de Mato Grosso estão realizando treinamento com os eleitores selecionados para atuarem nas mesas receptoras de votos das Eleições Gerais deste ano. Na capital, os treinamentos estão acontecendo na Casa da Democracia, anexo ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. No interior, o treinamento é na sede dos cartórios eleitorais.

O treinamento visa repassar aos mesários as instruções contidas nas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral. A capacitação é desenvolvida através de vídeos e treinamento prático com a utilização das urnas eletrônicas. Após os treinamentos, todos os mesários estarão habilitados para os processos de inicialização das urnas, de impressão das zerézimas, dos boletins de urna e justificativa de votos. Também estão aptos para os procedimentos de suspensão e justificativa do voto.

No treinamento, os mesários ainda receberão um passo a passo contendo todas as informações necessárias para atuar no dia do pleito, mantendo o fluxo da votação.

O eleitor que tiver dúvida sobre a sua convocação como mesário, poderá consultar o Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral (DEJE), disponível no site do TRE - www.tre-mt.gov.br . Os editais de convocação foram publicados nas edições nº 679, 700, 705, 706 e 707 do DEJE.

Os mesários também devem estar atentos ao fato de que algumas Zonas Eleitorais realizaram a publicação da convocação dos mesários apenas na sede do cartório eleitoral, promovendo a divulgação nos meios de comunicação da região. Persistindo a dúvida, o eleitor deverá procurar no cartório eleitoral do seu município, inclusive para se informar sobre a data dos treinamentos.

O mesário que não atender à convocação do juiz eleitoral estará sujeito ao pagamento de multa pela ausência em cada turno da eleição, ficando desta forma em débito com a Justiça Eleitoral e passível de responder a um processo por dificultar a realização das eleições.

A mesa receptora de votos é composta pelo presidente da mesa, primeiro mesário, segundo mesário e primeiro secretário.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/117040/visualizar/