Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 31 de Agosto de 2010 às 09:13
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Integrante da lista sêxtupla do Ministério Público Estadual (MPE) por uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a procuradora de Justiça Silvana Corrêa Vianna acredita que a crise institucional pela qual passa o Judiciário mato-grossense será “passageira” e vê a instituição como ponto de equilíbrio entre os três poderes constituintes.

“O Judiciário tem um papel extremamente importante e até por isso está sujeito a ataques”, avaliou Silvana, durante visita ao Olhar Direto nesta segunda-feira (30). Segundo ela, com o passar dos tempos o Judiciário se tornou mais próximo da sociedade e, por ser o Poder com menos desgaste e mais coerente, se tornou alvo de críticas e ataques.

Para a procuradora, que poderá integrar o quadro de desembargadores do TJMT na vaga destinada do MPE, conforme Quinto Constitucional, o maior fiscal dos poderes é a própria sociedade que deve fiscalizar os poderes e argumenta que o MPE vem vivendo a sua melhor fase. “Estamos a cada dia mais fortalecidos e temos condições de fortalecer o Judiciário”, frisou.

Apesar de não ser poder autônomo, de acordo com Silvana, o MPE tem independência para fiscalizar os poderes, o que assegura a idoneidade de suas ações.
A procuradora, no entanto, atua em defesa de projetos voltados aos direitos da criança e do adolescente.

Enquanto membro da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores e Defensores da Infância e Juventude, defende a concretização de três pontos extremamente importantes. São eles: a reestruturação do sistema sócio-educativo voltado a menores infratores; o fortalecimento da família e a valorização do ensino público para evitar que adolescentes e jovens digam “não” para opções erradas.

Silvana analisa que o que falta é um sistema posterior aos já existentes. Ocorre que a infância é um microsistema num imenso universo jurídico. Aponta ainda a ausência de interesse político e conhecimento do governo para com a área para com a instituição de políticas públicas sociais.

Lista Sêxtupla

Além de Silvana Vianna, compõem a lista a procuradora Eunice Helena Rodrigues de Barros, mais cotada para o cargo ao ter recebido 10 votos favoráveis. Em seguida,  estão a procuradora Eliana Maranhão e a promotora Márcia Furlan que receberam nove votos e, na sequência, aparecem o procurador Mauro Delfino e o promotor Marcos Henrique Machado. Agora, o próximo passo será a definição da lista tríplice que, por fim, escolherá o sucessor do desembargador Leônidas Duarte Monteiro;






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/117044/visualizar/