Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 30 de Agosto de 2010 às 11:08
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Empacado nos 8 votos, o vereador pedetista Adevair Cabral decidiu "jogar a toalha" na disputa à presidência da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá. O bloco lançou o desafio para o progressista Everton Pop, que começa a se articular a um dia da eleição, que deve ocorrer nesta terça, no decorrer da sessão. Enquanto isso, o pedetista Júlio Pinheiro continua fechado com 11 parlamentares e vive expectativa de ampliar o número de votos. Em meio às negociações de bastidores, Toninho de Souza (PDT) se mostra no muro. Em princípio, seu candidato seria Adevair. Com a desistência deste, Toninho se vê livre para até mesmo se juntar ao bloco de Pinheiro.

A eleição da Mesa deveria ter sido realizada na última quarta. Foi suspensa por causa de brigas e troca de acusações entre os grupos. Surgiram, inclusive, gravações em DVDs que comprometeriam vereadores dos dois blocos. O presidente Deucimar Silva (PP) preferiu, então, adiar a votação. Ele fez convocação para quarta, 1º de setembro, mas a tendência é de antecipar o pleito para a sessão desta terça.

Adevair deixou o cargo de secretário de Cultura da Capital para voltar ao posto de vereador, na esperança de viabilizar sua candidatura à presidência da Câmara, que recebe R$ 1,8 milhão de duodécimo a cada mês. Apostava que seria eleito, até ser surpreendido pela base governista, que lançou Júlio Pinheiro de última hora. Com habilidade política, Pinheiro, que acabara se ganhar a condição de titular devido à cassação do mandato do vereador Ivan Evangelista (PPS), "costurou" apoio da maioria dos vereadores. Como percebeu que dificilmente conseguiria êxito na disputa, Adevair desistiu no final de semana e incentivou o apresentador de TV Pop a entrar no páreo. Aí surgiu outro complicador: a resistência de Deucimar em apoiá-lo. Primeiro, o presidente da Câmara avisou que não votaria em Pop. Depois de muito diálogo, afirmou que daria, sim, apoio ao colega do PP.

Diante do impasse, Toninho de Souza ponderou que não tem mais compromisso com o grupo dos 8. Ele deve reforçar apoio a Pinheiro. A esperança de Pop e de cooptar Domingos Sávio (PMDB) e Washington Barbosa (PRB). O problema é que ambos estão com o petebista. Por enquanto, Pop contabiliza 7 votos dos 19 parlamentares, enquanto Júlio Pinheiro acumula 11 e vive expectativa de ampliá-los.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/117141/visualizar/