Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 27 de Agosto de 2010 às 21:00

    Imprimir


O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, participa de importante ato neste sábado, 28/08, em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. No município, será realizado o Ato de Lançamento e Início dos Estudos para a demarcação do Parque Aquícola do Lago do Manso. O ato inicia às 11h, na Escola Municipal da Comunidade de João do Carro, zona rural do município da Chapada dos Guimarães.

Os estudos sobre o lago do Manso vão verificar potenciais e características da área, bem como a forma e dimensão da ocupação do lago para produção de pescado em tanques-rede. A estimativa inicial, que poderá ser confirmada no estudo, é de que no local possam ser produzidas 7 mil toneladas de pescado por ano. Além da estimativa de produção, vai identificar e demarcar o parque aquícola para posterior licitação nas modalidades social (não onerosa) e empresarial (onerosa). Após o estudo, serão implantados programas de desenvolvimento, desde a gestão, a logística, o monitoramento e a assistência técnica.

A produção de peixes em lagos e barragens, a aqüicultura é o setor por onde passará a maior expansão da produção de pescado no Mato Grosso e em todo o Brasil. No Estado, de acordo com estatística anunciada há poucos dias, a produção aquícola passou de 17.877 toneladas em 2007 para 30.510 em 2009, um aumento de 70,66%.

A produção nacional  na aqüicultura também cresceu em percentuais excelentes. Em 2007, o volume produzido no setor aquícola brasileiro era de 289 mil toneladas. No ano passado, a produção chegou a 415 mil toneladas, um crescimento de 43,8%.

 “A produção de pescado em lagos, barragens, na costa marítima e em propriedades rurais é uma realidade que se desenvolve mais a cada dia em todo o Brasil, porque estamos estruturando a cadeia produtiva”, explica o ministro da Pesca. “Temos política de crédito, de comercialização, de assistência técnica, de industrialização do pescado, e isso já está dando resultados muito positivos, o que em suma significa mais renda e qualidade de vida para quem investe no grande potencial e na qualidade da água que o nosso país tem”, diz Gregolin.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/117343/visualizar/