Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Quarta - 25 de Agosto de 2010 às 10:26

    Imprimir


A Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc) marca presença na Interplast 2010 - Feira e Congresso Nacional de Integração da tecnologia do Plástico. Além de apresentar um estande na feira (que abre neste dia 24/08), a Sociesc é responsável pela organização do Congresso de Inovação Tecnológica, o Cintec Plásticos 2010 que mais uma vez conta com uma seleta programação.  O Cintec Pláticos ocorre de 24 a 27 de gosto e sua programação é formada por 19 palestras técnicas, duas delas internacionais, ministradas no auditório da Expovile (a tarde). Contempla, ainda, debates técnicos e quatro mini-cursos que serão ministrados na Sociesc Marquês de Olinda (pela manhã).

Num estande moderno a Sociesc apresenta o seu potencial no setor de plásticos, reunindo professores, pesquisadores além dos profissionais e consultores da área de gestão tecnológica, com os responsáveis pelo tratamento térmico e ferramentaria. Uma das instituições mais fortes no setor na região Norte de Santa Catarina, a Sociesc leva para a feira conhecimento e serviços, com o intuito de oferecer soluções e alternativas ao mercado do plástico, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

Como explica a professora Palova S. Balzer, coordenadora do Curso de Engenharia de Plásticos da Sociesc, "o plástico não pode continuar a ser visto como o vilão do meio ambiente". Segundo ela, "o plástico é um dos grandes materiais dos séculos 20 e 21 e, quando reciclado, pode ser reaproveitado inúmeras vezes, diminuindo o uso de matérias-primas não renováveis". Neste sentido, a Sociesc apresenta uma série de pesquisas que envolvem o uso do plástico e também o de polímeros biodegradáveis, além da substituição de produtos tóxicos por biodegradáveis. Uma destas pesquisas, realizada com alunos da iniciação científica do Instituto Superior Tupy (IST)/Sociesc envolve o uso de fibras naturais, principalmente a fibra de bananeira da qual a região Norte de Santa Catarina é a segunda maior produtora do Brasil. Essas fibras podem ser empregadas na indústria automobilística, por exemplo, substituindo fibras de vidro e, por conseqüência, o peso dos produtos plásticos. Outra pesquisa desenvolvida pela instituição neste mesmo mote é o emprego de pó de madeira, oriundo do resíduo da indústria moveleira.

Também está sendo apresentado na Interplast pela Sociesc  o "Prumo", um caminhão de consultoria utilizado pela equipe de gestão tecnológica. O caminhão - um diferencial tanto em agilidade como em tecnologia - é equipado com equipamentos para dar apoio in loco as empresas de toda Santa Catarina.

Na área de serviços, um dos pontos a serem apresentados no estande é a injeção de material metalizado da área de moldes/produtos e de processo. A Sociesc é uma das instituições no Sul do Brasil com o maior know how nesta área, projetando e dando assessoria para as empresas que estão alterando seus projetos para obter peças plásticas metalizadas, diminuindo processos e resíduos.

Outra atração na Interplast será o lançamento de  um produto inovador desenvolvido em Joinville. Trata-se de um projeto de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Superior Tupy (IST), da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc),  focado na responsabilidade social que integra a comunidade acadêmica  a comunidade externa. É um projeto  de extensão desenvolvido pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção Mecânica, Tecnologia em Design de Produto, Engenharia de Plásticos e Mestrado em Engenharia de Produção sob coordenação da professora Eliane Mafra.

O lançamento oficial do produto, com a presença de autoridades, profissionais que atuam em áreas de responsabilidade social ocorre no dia 27, sexta-feira, a partir das 17 horas, no Congresso de Inovação Tecnológica (Cintec) Plásticos, que ocorre em paralelo à Interplast 2010, no Complexo da Expoville.
 
A participação da Sociesc na Interplast também proporciona a divulgação das atividades de extensão em que a instituição atua como a ferramentaria e o tratamento térmico, que envolvem direta ou indiretamente a cadeia produtiva dos materiais plásticos bem como os laboratórios de ensaios de materiais e metrologia. Além disso, a troca de informações e o net work são fundamentais e vão ao encontro do perfil da instituição, buscando tecnologia aliado ao ensino.

A Sociesc

Com  mais de 50 anos de  ensino, pesquisa e extensão para a comunidade, a Sociesc é detentora de um grande know how na prestação de serviços de gestão, tecnologia e engenharia, a Sociesc tem como diferencial uma das maiores infraestruturas tecnológicas no país. São mais de 130 laboratórios especializados nas áreas de ferramentaria, fundição e tratamento térmico que proporcionam soluções para a indústria e negócios.

A Sociesc também é pioneira em Santa Catarina na parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e oferece - no Estado - cursos de graduação em Administração e em pós-graduações nas mais diversas áreas do conhecimento numa associação forte e promissora. Mais informações em www.sociesc.org.br.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/117678/visualizar/