Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 16 de Agosto de 2010 às 23:43

    Imprimir


Professores do ensino fundamental de Mato Grosso participam do Encontro de Sensibilização que marca o lançamento do concurso Energias do Mundo, nesta terça-feira (17), de 14h às 18h, no auditório da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), em Cuiabá. O evento, realizado pela Cemat em parceria com as secretarias municipais e estadual de educação, deve reunir cerca de 100 educadores de escolas públicas.

O objetivo do encontro é apresentar o concurso cultural Energias do Mundo. Além de conhecerem as propostas e atividades do projeto, os educadores participarão de uma oficina, ministrada pelos consultores de arte e educação Elana Pereira e Carlos Barmak. Nela, os professores utilizarão a energia eólica para a construção de um objeto surpresa, que os fará experimentar uma nova relação com o espaço e o ambiente que os cerca, inspirando trabalhos artísticos a serem desenvolvidos com seus alunos em sala de aula.

Conheça o projeto - O concurso cultural Energias do Mundo premiará os melhores trabalhos artísticos sobre o tema "A história das energias do mundo: passado, presente e futuro". Podem participar alunos matriculados em escolas públicas (municipais ou estaduais), entre o 4º e o 7º ano do ensino fundamental, de diversas regiões brasileiras. O prazo para inscrições vai até 5 de outubro de 2010, beneficiando os estados do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e alguns municípios dos estados de Minas Gerais e São Paulo, além da cidade de Guarapuava no Paraná. Serão aceitos trabalhos artísticos produzidos por grupos de 2 a 4 alunos, que podem explorar técnicas como colagem, escultura, pintura, desenho ou qualquer outra linguagem ligada às artes visuais.

O concurso oferece possibilidades para que professores e alunos possam estabelecer reflexões e práticas sobre a história das energias que movem o mundo, ampliar conhecimentos sobre o meio ambiente, promover a livre expressão artística no ambiente escolar, e propor atividades alinhadas com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com as Leis de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação. Além disso, essa experiência pedagógica estimula a realização de atividades que unem história, meio ambiente e arte como instrumentos de sensibilização e transformação, dinamizando o aprendizado de diversas disciplinas do currículo escolar e ampliando a consciência ambiental de crianças e adolescentes pelo Brasil.

O projeto educativo é patrocinado pela Cemat e demais empresas da Rede Energia, com recursos da Lei Rouanet de incentivo à Cultura, e realizado em parceria com a Casa Redonda Produções e com a ONG Associação Cidade Escola Aprendiz. Além de Mato Grosso, participam do concurso os estados do Pará, Mato Grosso do Sul, Tocantins e alguns municípios de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/118662/visualizar/