Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 16 de Agosto de 2010 às 05:38
Por: Thiago Itacaramby

    Imprimir


Mato Grosso começa a dar os primeiros passos no que diz respeito à coleta seletiva dos resíduos sólidos. A medida já é uma realidade em Colíder,Tangará da Serra, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Além desses municípios, outras localidades estão em fase de implantação. São ações incentivadas mediante o Fórum Mato-Grossense Lixo e Cidadania, no qual organizações não-governamentais e fundações de apoio buscam políticas públicas que garantem a destinação ambiental adequada ao lixo dos resíduos sólidos.

Recentemente, o Senado aprovou o projeto de lei que cria uma política nacional de resíduos sólidos. A proposta que tramitou no Congresso por 19 anos, determina que União, Estados e municípios elaborem planos para o tratamento de resíduos sólidos, estabelecendo metas e programas de reciclagem com inclusão social. Também proíbe lixões e afirma que cabe às indústrias o descarte de produtos eletrônicos, entre outros. O sistema, chamado de logística reversa, deverá ser implantado por fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Com isso, depois de usados, itens como pilhas, baterias e pneus, além dos produtos eletroeletrônicos e seus componentes, deverão retornar para as empresas, que darão a destinação ambiental adequada.

Segundo informações da coordenadora executiva do Fórum Mato-grossense Lixo e Cidadania, Terezinha Rodrigues da Silva, a medida busca junto aos municípios sensibilizar os gestores sobre o lixo doméstico e os efeitos provocados por ele. Terezinha explica que uma equipe coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) visita os municípios e trata da conscientização socioambiental junto à comunidade. “Tentamos de qualquer maneira reduzir os impactos. Seja ela, por meio da redução do consumo, reutilização dos materiais e da reciclagem. Trata-se de um trabalho com enfoque na conscientização ambiental”, disse ela.

FÓRUM

O Fórum surgiu em 2000 e no ano de 2008 passou por uma reestruturação. Atualmente é controlado pela Coordenadoria de Gestão de Resíduos Sólidos da Sema. Participam dessa iniciativa a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sanecap, Associação Mato Grossense dos Municípios (AMM), Prefeituras, além de Organizações Não-Governamentais, clubes de serviços e outras entidades ligadas ao setor.

As ações têm instrumentos legais da Lei da Políticas de Resíduos Sólidos do Estado de Mato Grosso sob o nº 7862/2002, com base nas Constituições Federal e Estadual. “O lixo polui o meio ambiente, causando danos no local com consequências, em curto prazo, produzindo problemas econômicos e de saúde pública e, a longo prazo, contribui para por em risco as necessidades das futuras gerações e para mudanças climáticas”, afirma a coordenadora executiva do Fórum, Terezinha da Silva.

Com a finalidade de ampliar o diálogo com os diferentes setores da sociedade, com vista à organização dos catadores de recicláveis do Estado de Mato Grosso e o fortalecimento da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos foi realizado o I Encontro Estadual dos Fóruns Lixo & Cidadania, em Cuiabá, no início do mês de agosto.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/118763/visualizar/