Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 15 de Agosto de 2010 às 20:51

    Imprimir


O incêndio que atinge o Parque Nacional do Itatiaia, na fronteira do Rio com Minas Gerais, começou a ser controlado na noite deste domingo. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pelo parque fundado em 1937, a maior parte do fogo já foi controlada, mas ainda há focos de incêndio.

Segundo o tenente-coronel do 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Ernani da Mota, "o próximo passo é avaliar a dimensão do estrago causado pelo incêndio e acompanhar as condições climáticas do lugar para que não hajam novas combustões".

O incêndio começou na madrugada de sexta-feira (13) e já dura mais de dois dias. Cerca de 170 homens ajudam no combate ao incêndio.

Ontem, o ICMBio acionou o Ministério do Meio Ambiente para conseguir ajuda. Foram destacados militares e aeronaves do Comando de Aviação do Exército, de Taubaté (SP), além de bombeiros de Resende (RJ), brigadistas do Parque Nacional da Tijuca e do Parque Nacional da Serra da Bocaina, e equipes da Academia Militar das Agulhas Negras, vizinha do parque.

De acordo com o instituto, a região mais afetada pelo fogo fica próxima à nascente do rio Aiuruoca. A área atingida ainda não foi calculada, mas está localizado em uma região de difícil acesso.

Por este motivo, o apoio aéreo foi fundamental  para a contenção das chamas. Um helicóptero Cougar, do Exército, que chegou ao local no sábado, auxiliou no transporte dos brigadistas para os locais de incêndio. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/118786/visualizar/