Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 13 de Agosto de 2010 às 22:18

    Imprimir


A temporada de queimadas na Amazônia atingiu também as propriedades da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, do grupo Opportunity, ligado ao banqueiro Daniel Dantas.

Segundo a assessoria da empresa, um incêndio "incontrolável" começado no mês passado já queimou ao menos 45 mil hectares de duas de suas fazendas em Santana do Araguaia (no sudeste do Pará).

A área queimada --que atinge também uma pequena parte de um assentamento de sem-terra-- corresponde a quase 10% de todas as terras que a Santa Bárbara diz ter adquirido na região (um total de 500 mil hectares).

A empresa afirmou que os bombeiros chegaram à área na segunda-feira (9), mais de dez dias depois do início do fogo.

Desde então, cerca de cem pessoas --entre funcionários, bombeiros e voluntários-- tentam controlar o avanço das chamas, que continuam se alastrando. Caminhões pipas e tratores são utilizados para tentar barrá-las.

Ninguém se feriu, mas elas destruíram pastagens (a maior parte da mata já foi derrubada) e cercas.

Antes, a empresa havia mandado um ofício para a Secretaria da Segurança do Pará para informar sobre vários outros focos de queimadas em suas propriedades. De acordo com a Santa Bárbara, eles são criminosos.

Na região desde 2005, a empresa se tornou uma das maiores proprietárias particulares de terras do Pará e também o principal alvo de sem-terra, que desde 2008 invadem suas fazendas.

Para os trabalhadores rurais, elas são na verdade áreas públicas, compradas ilegalmente e devem ser destinadas para a reforma agrária.

Suspeita também de lavagem de dinheiro pela Polícia Federal, a empresa nega qualquer irregularidade. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/118997/visualizar/