Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 07 de Agosto de 2010 às 14:03
Por: Katiana Pereira

    Imprimir


Cristiana Lôbo: Dilma está com o vento a favor
Cristiana Lôbo: Dilma está com o vento a favor

Em palestra na Expolucas, a jornalista e comentarista política Cristiana Lôbo, falou sobre vícios e estratégias de campanha, cenário econômico atual, e perfil dos candidatos.

Lôbo disse que essa campanha é marcada pela quebras de tabus, e por duas batalhas. As batalhas são jurídicas e das pesquisas. “Lula começou a campanha 2 anos antes, descumpriu leis, foi multado, usa todos os recursos possíveis para promover sua candidata”.  Em relação  as pesquisas, a jornalista mostra que elas são importantes e ajudam a moldar o pensamento do eleitor.

Para Lôbo, economia e política andas juntas. “Foi assim em 86, no Plano Cruzado, em 94, com o Plano Real. E ainda em 98 com o medo do fim do plano real”. A  campanha de Dilma está com o vento ao favor. O Brasil está com recorde de empregos, o consumo das famílias aumentou, o crescimento das vendas do varejo estão em alta.

Em relação ao cenário para 2011 Cristiana é enfática, e mostra que o Brasil continua crescendo. “Foi criada uma nova classe média, são estamos mais tão pobres. Tudo isso roda a roda da economia. Todo mundo vende, todo mundo compra. A sensação de melhoria na qualidade de vida é uma alta na auto-estima, e o presidente Lula usa isso”, disse Lôbo.

A jornalista informou que o  mundo inteiro se preocupa com a China e no Brasil não é diferente, existe uma certa displicência do governo brasileiro com a aglomeração de chineses no pais. “Os chineses produzem aparelhos de baixa qualidade, extremamente baratos, e tomam contra das prateleiras”.

Voltando a falar em política, Cristiana fala que o presidente Lula se tornou mais conhecido que a bandeira nacional, quer ser um novo Getulio Vargas. “Ele tem uma aprovação jamais vista, ele consegue jogar o povo contra a elite. Se mostra um igual ao povão”.

Sobre o duelo eleitoral lobo mostra que os dois candidatos são parecidos. ‘Eles tem perfis semelhantes, origem de esquerda, centralizadores, se mostram como gestores e defendem o Estado forte”.  Entre as semelhanças e diferenças Lôbo aponta que quem vencer deverá seguir o legado principal do FHC e o compromisso com a questão fiscal. No legado de Lula, terá a seqüencia nos programas sociais e diálogo com a sociedade.

Lôbo pondera que se Serra ganhar ele tentará ser dono do governo, a jornalista destaca que o candidato sempre teve vontade de ser ministro na fazenda, e por isso vai acompanhar de perto todas as atividades.  Já Dilma tem um estilo desconhecido, mesmo com temperamento forte ela é  mais sujeita as pressões governamentais, e poderá sofrer com as alianças.

Sobre os programas sociais, Lôbo ressalta que esse pode ser um doa carros chefes da campanha. ‘Não é uma transferência de votos. 31% dos brasileiros são beneficiados. É quase a quantidade de eleitores que elegeram o FHC. Essa é uma forte vantagem para quem está no governo”, informa.

 Sobre os pontos fortes e pontos fracos. Lobo mostra que a disputa é um tanto equilibrada. “Dilma nunca disputou eleições, já Serra tem experiência nessa em eleições, isso pode influenciar”, disse.

As mulheres decidem o voto nos últimos momentos, são importantes em eleições disputadas. Pesquisas mostram que mulheres decidem o voto após a apresentação de todo o programa de governo. ‘Elas são 52% dos eleitores. São focos de todas as campanhas do PT”, finalizou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/119829/visualizar/