Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 07 de Agosto de 2010 às 09:37

    Imprimir


A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) voltou a condenar nesta sexta-feira o nível em que se encontra a violência contra as mulheres e exortou os homens a assumirem também a cultura da paz e não-agressão. Serys se encontrou, em Pontes e Lacerda, com a jornalista Márcia Pache, da TV Centro Oeste, agredida violentamente pelo vereador Lourivaldo Rodrigues de Moraes (DEM), o “Kirrinha”, durante uma tentativa de entrevista. A agressão ocorreu dentro do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc). “É preciso dar um basta nessa situação. As mulheres não podem continuar sendo vitimizadas” – disse.

Serys se solidarizou com a jornalista, cujas imagens da agressão sofrida ganharam todo o mundo e protestos das mais diferentes organizações internacionais. No Senado, Serys apresentou protestos contra a violência contra Márcia e todas as demais mulheres. “Não podemos admitir isso. Além de ser um abuso de autoridade, um abuso contra a liberdade de imprensa é uma violência contra a mulher” - protestou Serys. A senadora comemorou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de rejeitar a candidatura a deputado do vereador de Pontes e Lacerda:

- Homens como esse vereador, que deveriam ser exemplo para os jovens, devem ser banidos da vida pública e, uma vez julgados, retirados do convívio da sociedade - frisou. Para Serys, Kirrinha contribui para o aumento da violência, especialmente nos lares, e seu ato "fez mal a toda uma cidade, que acabou exposta de forma negativa perante o mundo".

A questão da violência e preconceito contra a mulher têm sido duramente combatida por Serys. Ela tem apelado a consciência dos homens ao lembrar que a população brasileira é formada por 52% de mulheres. “Outros 48% - ela ilustra – são nossos filhos”. Portanto, segundo ela, não há motivos para tanta violência. “Essa luta, eu tenho certeza, a sociedade brasileira vai vencer” – comentou.

Serys aproveitou para lembrar que neste sábado a Lei Maria da Penha completa quatro anos. Nesse período, por pouco a lei que enquadra os agressores contra mulheres deixou de ser suprimida, na reforma do Código de Penal. “A tentativa que fizeram para derrubar a Lei Maria da Penha foi em vão. Mas eu acredito que haverá de chegar o dia em que essa lei não terá mais aplicabilidade no Brasil, pelo respeito mutuo entre homens e mulheres” – disse.

Serys esteve em Pontes e Lacerda para participar dos festejos de aniversário da cidade. Ela fez a abertura do desfile cívico e conclamou a população a se unir pelos ideais de desenvolvimento do município.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/119866/visualizar/