Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sábado - 07 de Agosto de 2010 às 08:52
Por: Renê Dióz

    Imprimir


A construção da Arena Multi-Uso do Verdão, estádio que receberá os jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014 na Capital, está entrando em sua segunda fase do cronograma. Após a demolição do antigo estádio, as obras passam à etapa da terraplanagem utilizando o material resultante da demolição. Ao mesmo tempo, as obras passam a ser monitoradas por câmeras especiais da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O arquiteto Marcelo Oliveira, assessor técnico de Infraestrutura da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa), explica que só está sendo possível avançar para a terraplanagem neste momento porque as obras da Arena estão conseguindo seguir o cronograma à risca desde o início.

Segundo o arquiteto, algumas etapas da terraplanagem já estavam sendo feitas em algumas áreas que passaram por demolição antes. Para este trabalho de homogeneização do solo, está sendo utilizado o concreto que antes fazia parte da estrutura do estádio demolido. Uma máquina britadeira faz este trabalho, separando o ferro do concreto. É uma forma de manter a construção ambientalmente sustentável. Depois disso, serão realizados os procedimentos para dar início às fundações. Esta parte deve ter início em 45 dias, segundo Oliveira.

Todas essas etapas poderão ser, em breve, acompanhadas de perto na internet, segundo o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito. A construção da Arena Multi-Uso é a primeira obra das 12 sedes da Copa 2014 a receber o projeto de monitoramento da Fifa.

Serão instaladas na obra, a princípio, quatro câmeras especiais que transmitirão imagens 24 horas por dia para uma central de controle no Rio de Janeiro. Por meio desta central o comitê organizador da Copa no Brasil ficará de olho em cada fase das obras em Cuiabá.

As informações do andamento das obras também ficarão disponíveis aos internautas no site da Agecopa a partir da semana que vem, anuncia Brito. Ele comenta que, caso as obras não estivessem atendendo rigorosamente ao cronograma desde o início, talvez seria até temeroso disponibilizar o monitoramento livre aos cidadãos. Entretanto, na boa situação atual, o programa piloto da Fifa proporciona transparência às obras, qualidade que pode até atrair novas parcerias. “Para nós, é propaganda”, resume.

Além da construção da Arena, a Agecopa toca outras obras para preparar a Capital para receber a Copa do Mundo. Este mês, por exemplo, devem iniciar as primeiras intervenções no trânsito, as obras de desbloqueio, que amenizarão o transtorno na cidade quando começarem as grandes obras de mobilidade urbana propriamente ditas no ano que vem.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/119871/visualizar/