Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 04 de Agosto de 2010 às 16:47

    Imprimir


Está prestes a se tornar realidade uma lei que concede gratuidade ou desconto proporcional para idosos nos estacionamentos privados do Estado. A proposta do deputado estadual Antonio Brito (PMDB) aguarda segunda votação para ser homologada.

 

De acordo com a propositura terão direito à isenção da taxa de estacionamento idosos de 65 anos acima, e desconto de 50% do valor para pessoas com idades entre 60 e 64 anos, desde que apresentem documentos como RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Órgão ou Associação de Classe e Passaporte. A medida se estenderá a estacionamentos de lojas, centros comerciais, shoppings centers, casa de shows, cinemas, teatros, exposições, hospitais, bares, restaurantes e instituições bancárias.

 

Atualmente os idosos correspondem a 14,5 milhões de brasileiros, um percentual que chega a 8,6% da população do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo de 2000. Em Mato Grosso eles somam mais de 164 mil.

 

Para o deputado Brito, essa é uma parcela significativa da população que também precisa ter os direitos garantidos pelo Legislativo. “Esse projeto irá beneficiar muitas pessoas, afinal, se os idosos têm gratuidade no transporte público, porque não nos estacionamentos? É preciso levar em consideração que neste período da vida, os gastos aumentam e, com esta medida estamos valorizando seus recursos, que na maioria das vezes são limitados”.

As estimativas apontam que em 2020 a população com mais de 60 anos chegue a 30 milhões de pessoas, 13% dos brasileiros. “Temos que garantir mais qualidade de vida aos idosos”.

 

As pesquisas constatam que a cada ano a expectativa de vida de homens e mulheres só cresce, a média atual de 68,7 anos subirá para 70,3 anos dentro de dez anos. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/120191/visualizar/