Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 03 de Agosto de 2010 às 18:20
Por: Elzis Carvalho

    Imprimir


A Assembleia Legislativa analisa, via comissões, projeto de lei de autoria do deputado José Domingos Fraga (DEM), que torna obrigatório o índice de 30% de questões de cunho regional nos concursos públicos ou testes seletivos. Os assuntos que encampam esse percentual são relacionados à cultura, costumes, geografia regional e a história política e econômica de Mato Grosso.

O projeto modifica o artigo primeiro da lei nº 4.667, de 06 de abril de 1984. De acordo com a proposta, o descumprimento da norma gera nulidade absoluta do concurso público ou do vestibular aplicado, sem prejuízo de Ações Administrativas, Civis e Penais cabíveis.

A mudança sugerida pelo parlamentar tem o objetivo de atualizar a lei em vigor, que segundo ele, tornou-se obsoleta à realidade de Mato Grosso. A norma atual exige que “1/3 das questões concursos e vestibulares sejam de conhecimentos gerais, ou sobre geografia e história política e econômica de Mato Grosso”.

“É preciso que o candidato ou o vestibulando tenha o mínimo de conhecimento da cultura, dos costumes, da geografia e da história de Mato Grosso. Por isso, é incoerente e injusto uma pessoa pleitear um cargo ou emprego no estado sem conhecer a realidade mato-grossense”, destacou José Domingos Fraga.

O parlamentar explicou ainda que a obrigatoriedade de 30% das questões aplicadas sobre a realidade de Mato Grosso trará efeitos positivos como, por exemplo, da valorização de profissionais mato-grossenses. Entre eles, segundo o deputado, estão os professores, os autores, os cantores, os poetas e os artistas plásticos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/120327/visualizar/