Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 31 de Julho de 2010 às 13:20

    Imprimir


“A prioridade número um em qualquer governo inteligente é a Educação, mas em Mato Grosso o caos chegou a tal ponto que o nosso governo priorizará a Saúde”, disse o candidato a vice-governador de Mauro Mendes (PSB), Otaviano Pivetta (PDT), em visita a Campo Novo do Parecis (a 380 km de Cuiabá).

Segundo Otaviano, alguns hospitais de Cuiabá e Várzea Grande se parecem mais com campos de concentração. “Visitamos o Pronto Socorro de Cuiabá e vimos pessoas sendo atendidas em prateleiras. Hoje, Mato Grosso tem um déficit de mais de dois mil leitos”, relatou. 

A declaração de Pivetta aconteceu após a visita ao Centro Hospitalar Parecis. O candidato foi à cidade, nesta sexta-feira (30), para reunir-se com líderes dos quatro partidos que compõem a coligação Mato Grosso Melhor Pra Você (PDT, PPS, PV e PSB) para alinhar estratégias de campanha. Na visita, o vice aproveitou para conhecer de perto a realidade do hospital.

Com mais de 20 mil habitantes, Campo Novo do Parecis tem um único hospital que funciona graças ao esforço da Associação Pró Saúde do Parecis, que gerencia a instituição. Mas o empenho popular não está sendo suficiente: o hospital acumula uma dívida de mais de R$ 500 mil reais. “E neste montante não constam os encargos e juros”, disse a diretora do hospital, Jucélia Pereira.

Conforme a diretora, há dois anos o estado não faz nenhuma parceria com o hospital e o dinheiro repassado pela associação e pela prefeitura não é suficiente para cobrir as despesas de R$ 350 mil mensais, para atender 28 leitos.

Para complicar a situação do hospital, as cidades vizinhas têm o atendimento de Saúde ainda mais precário, e o hospital é a referência para uma região de quase 200 mil habitantes. “Nosso hospital é para atendimento de baixa complexidade, mas a gente atende pessoas com problemas de média e até alta complexidade”.

Segundo a diretora, isto acontece porque o Hospital Regional do Estado funciona a 240 quilômetros de Campo Novo e região, no município de Barra do Garças. “O estado foi tão inteligente que colocou o hospital regional na contramão da demanda”, ironizou.

PRIORIDADE – Ao visitar o hospital, Pivetta conferiu o projeto de ampliação do hospital e disse que vai defender a concretização da obra, tornando a instituição uma referência em atendimento hospitalar.

Segundo Pivetta, o plano de governo de Mauro Mendes está calcado em cinco eixos fundamentais: Saúde, Educação, Segurança, Emprego e Infraestrutura. “Começamos pela Saúde devido ao ponto de sucateamento da rede, constatado em todos os municípios que visitamos”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/120663/visualizar/