Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Quinta - 29 de Julho de 2010 às 00:19
Por: Natacha Wogel

    Imprimir


Prefeito Eduardo Zeferino (PR), acusado de abusar sexualmente de cinco crianças em Dom Aquino
Prefeito Eduardo Zeferino (PR), acusado de abusar sexualmente de cinco crianças em Dom Aquino

A Polícia Civil investiga o prefeito do município de Dom Aquino (a 166 quilômetros ao sul de Cuiabá), Eduardo Zeferino, por suspeita de abuso sexual contra pelo menos cinco crianças da cidade. A denúncia partiu do Conselho Tutelar, feita à Promotoria da Infância e Juventude de Cuiabá, que chegou a pedir a prisão preventiva do gestor. As autoridades investigam ainda se há outras vítimas.

Conforme o delegado Victor Hugo Teixeira, que responde interinamente pela delegacia de Dom Aquino e conduz as investigações, cinco meninas - com idades entre 7 e 11 anos na época dos supostos abusos - relataram ter sido vítimas do prefeito. “Estas informações foram levantadas pelo promotor, que ouviu as vítimas, os pais das vítimas, inclusive com acompanhamento de psicólogos”.

O promotor da Infância e Juventude que atendeu o caso, José Antônio Borges, remeteu as informações à Procuradoria Geral de Justiça, segundo o delegado, tendo em vista o foro privilegiado do prefeito, que somente pode ser denunciado pela instância máxima do Ministério Público Estadual. “Ele pediu a prisão do prefeito, mas foi indeferida”, acrescentou Teixeira.

O delegado revelou que as crianças eram todas do convívio do prefeito. O delegado garante que ele se aproveitava de eventos aos quais compareciam em sua casa para atrair as vítimas até um local afastado e, naquele momento, praticar os chamados atos libidinosos – acariciava as partes íntimas das meninas e pedia que elas fizessem o mesmo com ele. Na época em que os relatos foram feitos, há cerca de um ano e meio, ainda vigorava a lei antiga de abuso sexual. Hoje, pela nova lei, essa atitude já está enquadrada como estupro. “Uma das crianças era, inclusive, sobrinha da ex-mulher do prefeito”, disse Teixeira.

O procurador-geral de Justiça Marcelo Ferra, após ler os autos da queixa apresentada pela Promotoria da Infância, enviou uma solicitação à Polícia Civil para que fosse instaurado um inquérito sobre o caso. Teixeira ainda investiga se outras crianças também sofreram abuso. “Ele criou um projeto na cidade para crianças de até 10 anos de idade, para que, em atividades extracurriculares, frequentassem a prefeitura após as aulas. Estamos investigando se ele criou isso para fazer novas vítimas”.

As famílias das meninas disseram à polícia quem vêm sofrendo sucessivas ameaças e outras formas de intimidação por parte do prefeito, como ligações e recados através de terceiros. “Ele é uma pessoa considera agressiva na cidade. Estamos adotando medidas de proteção”, disse o delegado. “Vamos concluir o inquérito pedindo novamente a prisão dele”, acrescentou.

A uma equipe de TV que tentou entrevistá-lo, Zeferino disse que não se manifestaria sobre o assunto seguindo orientações de seu advogado. Sem saber que estava sendo gravado, disse: “Vai ser tudo declarado”. Em virtude do funcionamento da prefeitura de Dom Aquino ser só de manhã, a reportagem não conseguiu contato com ele.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/121045/visualizar/