Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 26 de Julho de 2010 às 19:15

    Imprimir


O presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Gilson Ferrúcio Pinesso, classificou como positivo o Dia de Campo, na Fazenda Bahia, do Grupo Futuro, em Pedra Preta (243 Km de Cuiabá, na região sul do Estado), na sexta-feira (23). “Estamos, mais uma vez, mostrando a tecnologia do adensado como uma nova técnica e forma de produzir algodão em Mato Grosso”, disse Gilson Pinesso.

Na avaliação do presidente da Ampa, a tendência é o crescimento do sistema adensado em Mato Grosso que na safra 2009/2010 plantou 52 mil hectares. “Vamos aprimorar essa tecnologia ao longo do tempo. Tenho certeza que vamos aumentar nossa área plantada com adensado, uma vez que o custo de produção é menor em comparação ao sistema convencional”, justificou Gilson Pinesso.

Para o anfitrião do Dia de Campo, Eraí Maggi Scheffer, o adensado é uma boa solução para a cotonicultura porque abre um leque maior de plantio. “É uma experiência boa que pode dobrar a área plantada no Estado”, garantiu Eraí Maggi dizendo que essa tecnologia crescerá no grupo Bom Futuro e também em Mato Grosso.  

De acordo com o empresário, o grupo plantou nesta safra 70 mil hectares de algodão sendo que quatro mil são de adensado. Eraí Maggi diz ainda que apesar dos problemas enfrentados neste ano com a escassez de chuva o resultado da safra será satisfatório. “Cheguei a acreditar que teríamos uma péssima colheita, mas, mesmo com a redução que pode atingir a casa dos 20%, somos vitoriosos porque a seca foi rigorosa”, frisou o produtor que está em Mato Grosso há 30 anos.

Eraí Maggi também elogiou o trabalho da Ampa, por meio do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), no aprimoramento de pesquisas. “Os pesquisadores e técnicos do IMA estão de parabéns, porque sentimos os resultados. O Brasil tem copiado nossas experiências e isso é muito bom”, assegurou o produtor, lembrando que 60% do algodão brasileiro exportado são de Mato Grosso e mais de 51% do algodão plantado no país são de Mato Grosso.

O Dia de Campo, coordenado pelo IMAmt, reuniu, além de produtores de várias partes do Estado, pesquisadores, engenheiros agrônomos, gerentes de fazendas e técnicos agrícolas. Nas três estações montadas na lavoura foram discutidos temas como: “Risco climático em sistema adensado”, “Manejo do algodão adensado em Mato Grosso” e “Variedades IMAmt”. Também foi realizado teste de colheita.

Os palestrantes foram os engenheiros agrônomos Jean Louis Belot e Renato Tachinardi, do IMAmt; e Jonas Guerra, da Guerra Consultoria; e o técnico agrícola e advogado Eduardo Moraes, do IMAmt.

A Fazenda Bahia está localizada no Km 119 da BR 364, na estrada para o município de Itiquira. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/121421/visualizar/