Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sexta - 16 de Agosto de 2013 às 10:49
Por: Wesley Santiago

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secopa
Arena Pantanal não ficará pronta até o prazo estabelecido pela Fifa – dezembro deste ano. Pelos menos é que afirma a reportagem publicada no site da ESPN. Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), estádio está 80,2% concluído. Se ritmo for mantido, estádio só fica pronto em maio de 2014.


 
O jornalista, Thiago Cara, mostrou que se o ritmo de 1,6% de avanço for mantido seriam necessários mais nove meses de obra para a conclusão – maio de 2014, praticamente um mês antes do Mundial. Para se adequar ao prazo da FIFA, precisaria ser 2,4 vezes mais rápido.


 
Se a porcentagem for feita com base no Portal da Transparência da Copa do Mundo, a situação fica mais crítica ainda. Neste cenário a arena aparece com apenas 67% de conclusão. Com o mesmo avanço de 1,6% ao mês, seriam necessários 19 meses para terminar a obra, o que daria maio de 2015, quase um ano após o torneio. Nesta situação Cuiabá precisaria acelerar os trabalhos em quatro vezes.


 
Conforme os números divulgados pelo TCE, no último relatório, se esse ritmo de pelo menos seis pontos percentuais por mês na execução da obra for mantido, ‘o contrato será concluído até outubro deste ano, garantindo o cumprimento da promessa de entrega no prazo anunciado".


 
A assessoria da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) garante a obra no prazo: “A Arena está com 80% de conclusão – números referentes a junho – e vai ficar pronta até dezembro de 2013. Estamos com 1.500 trabalhadores e este número deve subir para 1.800 até o próximo mês”.


 
As obras na cobertura, túnel e entorno do estádio estão em andamento. O campo também já está recebendo a limpeza para a aplicação do plantio do gramado.


 
Pior que Cuiabá está Manaus. Se o ritmo de trabalho não aumentar, o estádio deverá ficar pronto só em junho de 2015 – segundo os dados do Portal da Transparência. Se a base for feita de acordo com números da empreiteira, Andrade Gutierrez, ele só ficará pronto em julho de 2014.


 
Seis estádios de 12 cidades-sede já foram entregues para a Copa das Confederações, realizada neste ano. Os outros seis têm taxa de conclusão média, segundo o portal governamental, de 68,5%. Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo já tiveram o ‘sinal amarelo’ aceso pelo Ministro do Esporte, Aldo Rebelo.


 
“Se um estádio vinha sendo construído a uma taxa de 3% ao mês, isso é suficiente para que seja entregue no prazo. No entanto, se esse percentual precisa de acréscimo substancial, nos acende um sinal amarelo. A maior parte hoje precisa desse acréscimo. Já não conseguimos manter o ritmo anterior para cumprir o prazo. Temos essa preocupação, pois o prazo é dezembro”, alertou o ministro.


 
O aumento na celeridade, não irá alavancar os custos segundo Rebelo: “Aumentar o ritmo, não gera aumento de custos porque, por exemplo, ao invés de pagar 10 trabalhadores durante dois meses, você paga 20 durante um mês”, explica.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/12149/visualizar/