Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 21 de Julho de 2010 às 13:07

    Imprimir


Entre os dias 26 a 28 deste mês, técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) da região de Cuiabá, participam da Oficina de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar com atividade 2.2 do Projeto de Ater do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os participantes vão receber orientações sobre o Programa de Produção e Comercialização de Frutas Legumes e Verduras (FLV), Alimentação Escolar, Aquisição de Alimentos, orientações sobre Previdência Social, informações operacionais e gerenciais da empresa, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e outros. O evento será realizado no município de Poconé, das 8h às 18h.

Na oficina será abordado o planejamento regional e orientações sobre processos administrativos e financeiros. A coordenadora do Projeto Ater/MDA, Denise Ávila Gutterres, comenta que os técnicos serão os divulgadores das políticas públicas em todo o Estado. Este ano, os cursos já aconteceram nos municípios de Alta Floresta, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças e Cáceres.

O diretor de Operações da Empaer, Almir de Souza Ferro, ressalta que no dia 26, a primeira pauta será sobre a produção e comercialização de hortaliças na Baixada Cuiabana. Os técnicos realizaram um diagnóstico para verificar o que é produzido nos 13 municípios e Campo Verde, que será apresentado. Ferro lembra que conforme dados da pesquisa realizada no Estado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social (2006), 67% das frutas e 42% das verduras consumidas são provenientes de outros Estados.

Segundo o diretor, foi assinado com MDA e Fundação de Amparo à Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural de MT (Fundaper), um projeto para organização e comercialização de frutas, legumes e verduras no Território da Cidadania com capacitação de técnicos e produtores rurais em tecnologia da produção. "A intenção é discutir detalhadamente o projeto e garantir extensão rural para 1.100 famílias, nesse primeiro momento", ressalta Ferro.

A oficina será ministrada pela coordenadora do Projeto de Ater/MDA, Denise Gutterres, o engenheiro agrônomo Benito França Lopes, supervisor regional de Cuiabá, Vico Capistrano de Alencar, representantes da Secretaria de Educação (Seduc), Benedito Gonçalo Curvo, Instituto Nacional de Seguridade Social e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). No dia 27.07 (terça-feira), o presidente da Empaer, Enock Alves dos Santos vai falar sobre gerenciamento da empresa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/122026/visualizar/