Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 20 de Julho de 2010 às 16:54
Por: Sandra Costa

    Imprimir


Localizado a 350 quilômetros de Cuiabá, empresários de Feliz Natal, em especial do setor madeireiro que representa 80% da economia local, vivem uma situação preocupante com as constantes operações e fiscalizações do Ibama no município, que têm desestimulado o investimento e crescimento na localidade. Conforme os empresários, mesmo amparados por legislações estaduais, o órgão federal têm fechado madeireiras. Pedindo providências para solucionar essa situação, uma comitiva de empresários estive reunida nesta terça-feira (20.07) com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP).

Segundo o madeireiro José Antônio Biela, que falou em nome do segmento, o Ibama está há 55 dias fiscalizando madeireiras que há seis meses foram vistoriadas pela Sema, que não encontrou irregularidades. Em particular, Biela que é proprietário de uma madeireira que gera 130 empregos diretos, está desde o último sábado (17) com o seu empreendimento lacrado pelo Ibama.

“Quer dizer, perante o Governo do Estado eu estou correto, mas para o Governo Federal não. Essa é uma dura realidade que muitos de nós estamos passando e estamos aqui para pedir apoio no sentido de encontrarmos uma solução”, declarou o empresário.

Esta situação por qual passa os madeireiros tem refletido nos outros setores econômicos. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Feliz Natal, Remi Correa afirma que o grande prejuízo é a falta de perspectivas na região devida a crise instalada. “O comércio é solidário a causa porque depende deste outro setor para movimentar a economia do município. Para se ter uma ideia, desde quando começaram essas operações, há seis anos, a cidade está em declínio. Tínhamos em torno de 12 mil habitantes e hoje temos em torno de sete mil apenas”, aponta o comerciário.

O prefeito de Tapurah Milton Geller também participou da audiência em solidariedade ao município vizinho. “Sabemos o quanto é difícil a atual situação para a nossa região. Ainda mais em se tratando de um setor tão importante para a economia do estado”, ressalta o gestor, informando que o segmento madeireiro é responsável por 55% a 60% da economia da região. Já o ex-prefeito de Feliz Natal, Manoel Messias que a cidade vive do extrativismo sendo que a madeira representa 80% da economia.

Diante dos casos relatados, o deputado José Riva disse que a questão ambiental do estado é um grande “gargalho” a qual defende que o governo enfrente a situação, pois no início os produtores foram chamados a ocupar a região. Segundo o presidente a situação melhorou com a aprovação do MT Legal e também devemos aprovar o Zoneamento mesmo sem o Novo Código Florestal está em vigor.

“É um desrespeito com relação a esse setor tão importante para a economia e geração de emprego em nosso estado. Os madeireiros têm sido massacrados. Vamos defender Feliz Natal, como temos defendidos outros municípios nessas situações”, concluiu Riva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/122152/visualizar/