Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 20 de Julho de 2010 às 14:43
Por: Flávia Borges

    Imprimir


O Divisor

Numa decisão polêmica, o juiz da 7ª Zona Eleitoral de Diamantino Luiz Fernando Voto Kirche coloca novamente no poder o grupo de Diane Alves (PR), segunda colocada no pleito de 2008 em Alto Paraguai e responsável por uma das maiores crises no Judiciário mato-grossense, que expôs a fragilidade do setor especialmente no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O magistrado determinou que o prefeito eleito de Alto Paraguai, Adair José Alves Moreira (PMDB), deixe o cargo novamente. Diane, que é a segunda colocada nas urnas, deve ser empossada no comando do Executivo municipal ainda nesta terça (20).

A situação seria até corriqueira devido ao grande número de prefeitos cassados no Estado desde o pleito de 2008. O problema é que Alto Paraguai virou o centro das atenções após a realização da Operação Asafe, da Polícia Federal, que culminou na prisão de Alcenor Alves de Souza junto com outros 6 advogados e lobistas. O marido de Diane teria comprado decisões judiciais para mantê-la no cargo e, consequentemente, tirar Adair do caminho. O escândalo teve proporções tão grandes que culminou no afastamento dos desembargadores Evandro Stábile, então presidente do Tribunal Regional Eleitoral, e José Luiz Carvalho, além dos juízes Eduardo Jacob e Círio Miotto. O caso é investigado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Adair foi afastado do cargo pela primeira vez em julho de 2009, quando a então juíza responsável pela 7ª Zona Eleitoral Helícia Vitti Lourenço entendeu que sua prestação de contas continha irregularidades. Diane assumiu e permaneceu no comando da prefeitura até setembro, quando o peemedebista conseguiu reverter a decisão e voltou ao cargo. Em outubro, o Pleno do TRE rejeitou um pedido de liminar pleiteado por Diane para voltar à cadeira de prefeita. Na oportunidade, acompanhando o voto do MPE e do relator, desembargador Rui Ramos Ribeiro, os juízes Samir Hammoud, Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, César Augusto Bearsi e Sebastião Arruda Almeira negaram provimento ao pedido da defesa de Diane. Logo depois, o processo foi encaminhado novamente à primeira instância.

Alcenor , que comandou a Prefeitura de Alto Paraguai por dois anos em substituição a Umbelino Campos, o Bilú, é conhecido por sucessivos escândalos referentes à administração pública. Ele não conseguiu comprovar a aplicação dos R$ 50 mil repassados ao município pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação, em dezembro de 2001, com vistas à aquisição de veículo automotor de transporte coletivo. Condenado por improbidade, ficou impossibilitado de disputar a reeleição em 2008. A saída foi lançar sua esposa ao cargo. Adair foi eleito com 1.645 votos. Já Diane obteve 1.354 votos. 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/122174/visualizar/