Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 20 de Julho de 2010 às 05:41

    Imprimir


Embrapa Amazônia Ocidental
Bolsistas na Embrapa irão colaborar em pesquisas com Elaeis oleifera (caiaué).
Bolsistas na Embrapa irão colaborar em pesquisas com Elaeis oleifera (caiaué).

A Embrapa Agroenergia, unidade da Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, abre duas vagas, com recursos do CNPq, para bolsistas trabalharem com ações de pesquisa dentro do Projeto “Dinamização do Banco Ativo de Germoplasma de Dendê (Elaeis guineensis) da Embrapa e Apoio ao Melhoramento Genético – ProDendê", com estudos de pré-genômica.

Uma das vagas será para desenvolver trabalhos com caracterização do processo de desenvolvimento da inflorescência masculina de Elaeis oleifera (caiaué), com bolsa no valor de R$ 1.045,89, para graduados em biologia ou engenharia agronômica.

Neste trabalho, salienta o pesquisador da Embrapa Agroenergia e líder do Projeto, Manoel Souza, o bolsista irá caracterizar, por microscopia ótica e de varredura, o processo de desenvolvimento da inflorescência masculina desse dendezeiro, visando determinar estágios promissores para a cultura de tecido haplóide.

A outra oportunidade, destinada a mestres e doutores nas mesmas áreas, é o trabalho com a cultura de anteras visando a produção de tecido haplóide do caiaué, no valor de R$ 2.186,87, para definir as condições mínimas necessárias a induzir a produção de calos e comprovação da natureza, por meio de estabelecimento de perfil genotípico utilizando marcadores co-dominantes e por citometria de fluxo.

As ações propostas nessas bolsas, que podem durar de 12 a 24 meses, poderão contribuir com a estratégia de pesquisa e desenvolvimento na genômica dessa cultura, sendo realizadas na Embrapa Agroenergia e na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, ambas em Brasília/DF.

O ProDendê - financiado pela FINEP/CNPq/MCT e coordenado pela Embrapa Agroenergia - é desenvolvido em rede, com as unidades da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Amazônia Ocidental, juntamente com as universidades de Brasília (UnB) e Católica de Brasília (UCB).

Até 2011, com este projeto serão desenvolvidas ações relacionadas ao melhoramento genético do dendezeiro e caiaué, genômica, biologia celular e etiologia do amarelecimento fatal (AF), nas regiões norte e centro-oeste do país.

Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail manoel.souza@embrapa.br no período de 20 de julho a 10 de agosto, com início dos trabalhos em 1º de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.cnpae.embrapa.br ou pelo telefone 3448-4844.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/122257/visualizar/