Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 13 de Julho de 2010 às 08:15
Por: Carolina Holland

    Imprimir


A população de Mato Grosso vai poder respirar melhor a partir desta terça-feira. Uma frente fria chega hoje ao Estado, causando a queda da temperatura e o aumento da umidade relativa do ar, que chegou a ficar abaixo de 30% nas últimas semanas – o nível ideal é 60%.

No Sul do Estado, a frente deve provocar chuva em qualquer horário e queda na temperatura. Com exceção do centro-leste, onde não haverá chuvas por causa do ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas, deve chover à tarde nas demais áreas do Estado.

Em Cuiabá, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a temperatura deve cair durante a semana. Na quarta-feira, a mínima será de 7ºC e a máxima de 22ºC. No sábado, a máxima será de 19ºC e a mínima de 7ºC. Segundo o Inpe, a previsão é de chuvas isoladas na quarta-feira e de chuva na sexta-feira. Nos outros dias, há possibilidade de pancadas de chuva.

A temperatura vai cair durante a semana também em Rondonópolis. Na quarta-feira a mínima será de 6ºC e máxima de 27ºC. Na sexta, a máxima não deve passar dos 23º, com mínima de 4ºC. A previsão é de chuva na quarta e na quinta-feira.

O aumento na umidade relativa do ar e as chuvas vão ajudar a diminuir as queimadas. De 1º de janeiro a 05 de julho foram registrados 15.368 focos de calor no Estado, o que corresponde a quase 25% dos focos de todo o país. O número cresceu 6,85% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo informações da assessoria do Corpo de Bombeiros, pelo menos quatro grandes incêndios ocorreram neste ano: no morro Quebra-Gamela, em Chapada dos Guimarães, dois na região de Nobres e o último no Monumento Natural Morro de Santo Antônio do Leverger.

O período de proibição das queimadas começou no dia 08 de julho e termina no dia 15 de setembro.

OPERAÇÃO – O Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente começaram ontem a operação Fora Fogo 2, com o objetivo de regular as atividades de prevenção, fiscalização e combate aos focos de incêndios florestais. Equipes farão rondas de fiscalização, vigilância, monitoramento e combate ao incêndio do Vale do Araguaia, Marcelândia, Cláudia, Brasnorte e Juína. Esses municípios foram os que tiveram maior número de focos de calor no primeiro semestre.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/123280/visualizar/