Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 10 de Julho de 2010 às 16:17
Por: Alline Marques

    Imprimir


A última semana o Morro de Santo Antônio teve 40% da mata queimada devido um incêndio, que pode ter sido criminoso, conforme suspeita a equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Porém, nos últimos três meses mais duas regiões turísticas em Mato Grosso foram atingidas pelo fogo. São elas: Morro Quebra-Gamela, em Chapada dos Guimarães, e o assentamento Coqueiral, próximo ao Parque da Lagoa de Nobres. Este último teria sido o de maior proporção e demorou cerca de uma semana para ser controlado pelo Corpo de Bombeiros.

Além das perdas ao meio ambiente, as queimadas provocam sérios danos à saúde da população. Nesta época do ano é comum o aumento de pacientes com problemas respiratórios, principalmente, as crianças. Mesmo assim, falta conscientização por parte da sociedade em tomar os cuidados necessários para evitar incêndios em terrenos ou até mesmo em áreas de reservas.

O gerente de articulação e planejamento operacional da Defesa Civil, tenente José Neto da Silva, lembrou que existe uma legislação que regulariza as queimadas e é preciso que o cidadão retire uma autorização na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para colocar fogo e sempre utilizar com controle.

“É preciso fazer tudo dentro da lei. A população precisa ter consciências dos problemas provocados por estes incêndios. Além da questão da saúde, há também um gasto do dinheiro público para combater as queimadas. Quem perde é a sociedade”, afirmou em entrevista ao Olhar Direto. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/123609/visualizar/