Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sexta - 09 de Julho de 2010 às 16:00

    Imprimir


As obras para a construção da Nova Arena Multiuso, que vai sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, estão a todo vapor. As obras começaram há 70 dias e estão dentro do cronograma estipulado pela Fifa. O antigo estádio cedeu lugar às montanhas de entulhos, ferros retorcidos e montes de terras. No lugar de torcedores só é possivel ver operários e máquinas trabalhando. A nova arena deve ficar pronta até dezembro de 2012, para sediar a Copa das Confederações.

Após a conclusão da demolição da estrutura do antigo estádio, no fim do último mês, começou a segunda etapa da construção da nova arena: a terraplanagem. Cerca de 100 operários trabalham nesta fase que prepara o terreno para receber a nova estrutura que vai suportar a arena.

De acordo com o coordenador das obras, João Paulo Curvo Borges, esta etapa deve ser concluída antes de começar o período de chuva. "A gente está com a intenção de trabalhar esta parte de terraplanagem antes que comece a etapa de chuva aqui no Estado", explicou. Após esta fase será iniciada a preparação do terreno para receber as fundações, seguido da implantação das estruturas metálicas. "Nós temos agora a fase de terraplanagem e em seguida vamos começar a parte que atenderá o projeto da parte de estrutura metálica", informou o coordenador das obras.

Os restos da antiga construção também estão sendo reaproveitados. As pilhas de concreto espalhadas pelo local são triturados e reutilizados como aterro. Os entulhos considerados orgânicos, como plantas e parte do gramado, serão encaminhados para uma área com licença ambiental e utilizado como adubo. Todo o concreto moído está sendo colocado onde era o gramado, que ficará quatro metros acima de onde era o antigo.

Durante a obra, os engenheiros encontraram um imprevisto. O subsolo do local é muito irrigado e a água do lençol freático formou diversas poças d"água, que terão que ser drenadas.

A nova Arena Pantanal

Apelidada de "Arena Pantanal", o novo estádio terá capacidade para 43 mil pessoas e deve custar R$ 342 milhões. A base do projeto é composta por sustentabilidade ambiental, social e econômica. Este formato atenderá os requisitos da Fifa e permitirá o uso pela comunidade no pós-Copa, associado a um grande parque de lazer e entretenimento. No entorno da Arena haverá uma praça com áreas de lazer para estimular a prática de atividades físicas e comunitárias. Uma atenção à ventilação e aos requisitos de construção sustentável orientou o projeto.

O projeto arquitetônico priorizou a ventilação do estádio, já que o verão cuiabano atinge temperaturas em torno dos 40°C. "O estádio é completamente vazado nas laterais e na cobertura. Também tentamos criar uma conexão térmica para que a diferença de temperatura propicie a circulação do ar. O canto com paisagismo favorece isso". A arena terá dispositivos economizadores que reduzirão em até 20% o consumo de energia elétrica do edifício. Sistemas para a captação de água pluvial e a implantação de uma estação de tratamento de efluentes também serão implantados. 





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/123746/visualizar/