Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 08 de Julho de 2010 às 15:55
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Há um mês da deflagração da Operação Jurupari, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Alexander Maia, e o procurador-geral de Mato Grosso Dorgival Veras decidiram instaurar Processos Administrativos Disciplinares (PAD) contra o ex-secretário da pasta, Luis Daldegan, o ex-secretário-adjunto, Afrânio Migliari, e o ex-servidor Alex Sandro Marega, que foram presos durante a operação da Polícia Federal por acusação de participação direta no esquema que fraudava licenciamentos e Planos de Manejo Florestal fraudulentos.

Os acusados, conforme estabelecem as portarias, serão intimidados imediatamente para que tomem ciência da investigação. A comissão, presidida pela servidora Renata Maciel Cuiabano, terá como membros Nadja Naira Monteiro Pinheiro e André Luiz Falquetti e Silva. O prazo de vigência será de 60 dias.

As apurações têm como base o processo em trâmite na 1ª Vara da Justiça Federal da Seção Judiciária do Estado de Mato Grosso, onde Daldegan, Migliari e Alex Sandro figuram como réus. No mês passado, no entanto, começou a ser realizado o levantamento da Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado (Politec), que deve ser concluído daqui a 30 dias.

Operação Jurupari

A operação Jurapari, realizada no dia 21 de maio, para combater crimes ambientais, resultou na prisão de 91 pessoas preventivamente por determinação do juiz federal da Primeira Vara, Julier Sebastiaão da Silva. Foram presos engenheiros, empresários, fazendeiros, servidores e assessores políticos.

O esquema consistia de retirada ilegal de madeira de área indígena e de fraude em documentos para transporte das mesmas de forma irregular, ou seja, como sendo de áreas de preservação ambiental.Contudo, as prisões foram consideradas ilegal por advogados e políticos, que ingressaram com representação contra o próprio juiz na Justiça.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/123919/visualizar/