Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 08 de Julho de 2010 às 07:30

    Imprimir


Os representantes da cadeia produtiva do algodão vão pedir ao governo federal a retirada do imposto de 10% que incide sobre as importações, para desonerar a entrada de 150 mil toneladas da pluma durante a entressafra da cultura, entre dezembro a maio no Brasil. "Houve consenso entre produtores, indústria têxtil e exportadores de que vai faltar algodão para suprir a indústria neste período", afirma Ivan Bezerra Filho, coordenador do comitê do algodão da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit).

O executivo, que também preside a Têxtil Bezerra de Menezes (TBM), reuniu-se ontem com representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), para discutir o fornecimento da pluma em 2010. "Nosso objetivo é minimizar o impacto da falta de algodão no mercado interno neste período. A indústria não pode ser onerada com este imposto, se não há produto disponível no País", afirma Bezerra Filho. A proposta será entregue ao Ministério da Agricultura na próxima reunião da Câmara Setorial do Algodão, prevista para o dia 22 de julho.

Os representantes do setor calculam que o déficit na entressafra pode chegar a 200 mil toneladas. Embora a demanda anual da indústria oscile entre 900 mil toneladas e um milhão de toneladas, as projeções do setor indicam que as exportações podem chegar a 400 mil toneladas no ano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/124010/visualizar/