Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 03 de Julho de 2010 às 00:08
Por: Joelma Pontes

    Imprimir


Fachada da Unemat, com sede em Cáceres, que passou por nova eleição e tem Adriano Silva como reitor eleito
Fachada da Unemat, com sede em Cáceres, que passou por nova eleição e tem Adriano Silva como reitor eleito

A professora Edna Luzia Almeida Sampaio, segunda colocada na disputa à Reitoria da Universidade do Estado (Unemat), com sede em Cáceres, disse que as eleições não foram realizadas de forma democrática. Afrma que houve pressão da cúpula vinculada ao reitor Taisir Karim para eleger Adriano Silva, diretor do campi de Cáceres. Ele conquistou 51,34% dos votos, enquanto Edna atingiu a 29,21%.

Segundo ela, Taisir deixará o comando da Unemat com o caixa no vermelho e sucateada. A instituição foi bombardeada por denúncias sobre ingerências e supostas irregularidades. Há processos na Justiça, inclusive por causa de "vazamento" de gabarito das provas daquele que seria o maior concurso público do país realizado pelo governo de Mato Grosso, com mais de 200 mil inscritos para 10,8 mil vagas no serviço público. O concurso foi cancelado e realizado neste ano em duas etapas. A Unemat foi quem, inicialmente, conduziu o processo.

Edna acusa Taisir de "manipular a imprensa local", ao propagar que os adversários de Adriano defendiam a transferência da sede da Unemat para Cuiabá. Considera que a eleição foi tumultuada, ferindo o processo democrático do exercício do voto. "Aqui não existe democracia. Muitas pessoas foram obrigadas a votar no Adriano. Infelizmente, o poder institucional falou mais alto". Edna diz ainda que Adriano esteve à disposição grande estrutura de campanha. "É impossível concorrer com a máquina, mas estou feliz em saber que a maioria não validou a candidatura dele (Adriano)”, disparou. Edna buscou apoio político e externo, ou seja, fora da Unemat. Teve aval, por exemplo, dos deputados federais Carlos Abicalil (PT e Valtenir Pereira (PSB) e do suplente de deputado estadual Alexandre Cesar (PT). Mesmo assim foi derrotada.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/124833/visualizar/