Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 02 de Julho de 2010 às 18:15
Por: Sergio Guimarães

    Imprimir


Atendendo a solicitação do presidente da Assembléia, deputado José Geraldo Riva (PP), e do líder do governo, deputado Mauro Savi (PR), a assembléia Legislativa realizou no ultimo dia 01 de julho a Audiência Pública, no auditório da Escola Municipal José Cezário de Castilho, localizada na MT 010, km 97, às 13hs00, para discutir o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Modelo Brasil Mata Viva. A Audiência foi presidida pelo Deputado Estadual Mauro Savi.

O Projeto Brasil Mata Viva busca a compensação financeira para a preservação do meio ambiente, através de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e a sistematização dos setores produtivos que existem na região, valorizando as iniciativas locais, em conjunto com os agricultores patronais, os agricultores familiares e os empresários. Todos integrados na construção de uma matriz produtiva viável.

Com o auditório lotado, durante quase duas horas os participantes puderam tirar duvidas e esclarecer pontos dúbios do projeto de criação da Associação Arinos Mata Viva, entidade que representa o projeto Brasil Mata Viva na região médio norte matogrossense, e agrega dez municípios, por enquanto, sendo eles: São José do Rio Claro, Nova Maringá, Juara, Porto dos Gaucho, Novo Horizonte, Itanhangá, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e, Diamantino, sua sede é localizada em São José do Rio Claro e tem como presidente o produtor rural Aparecido Rodrigues.

Estiveram presentes na audiência, além do Deputado Mauro Savi, o representante do Projeto Brasil Mata Viva, Anderson Alexandre, o prefeito de Nova Maringá, Oscar de Carvalho, vereadores e secretários municipais de São José do Rio Claro e dos municípios que compõe o Arinos Mata Viva, e o vice-prefeito de São José do Rio Claro, Natanael Casavechia (DEM), representando o prefeito Massao Watanabe (PR), que estava em viagem.

Segundo a secretária municipal de Administração, Marisa Gasques, o Projeto Arinos Mata Viva, pelo que ficou entendido, somente trará benefícios para a região, tanto, ambientais, quanto financeiros e de desenvolvimento, bem como, sociais, pois, segundo a secretária, “há uma contrapartida dos valores arrecadados pelos produtores na comercialização do sequestro de carbono que deverá ser aplicada em desenvolvimento dos pequenos produtores assentados, ou seja, em projetos socioambientais.”, frisou Gasques.

Após o termino da audiência Pública a secretária Marisa Gasques acompanhou o Deputado Mauro Savi, juntamente com os vereadores Gilvan Rodrigues (PMDB) e Valdemir Leite – Grandão – (PSB), à entrega oficial dos maquinários para a Associação dos Produtores do Vale do Alegre – Aprovale -, e a visita as obras de pavimentação de vias públicas oriundas de emendas parlamentares do deputado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/124877/visualizar/