Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 30 de Junho de 2010 às 21:39

    Imprimir


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, destacou a importância do Programa Mais Alimentos na modernização da agricultura familiar e na sustentação da produção de maquinário  agrícola  da indústria metal mecânica ao registrar a comercialização de mais de 30 mil tratores em apenas dois anos de existância do programa. "Para efeito de comparação, em dez anos, de 1996 a 2006, foram comercializados em torno de sete mil tratores. Em dois anos de existência do Mais Alimentos,  foram mais de 30 mil tratores, o que deomonstra o impacto do programa no processo de modernização e dinamização deste setor".

A declaraão de Cassel foi feita nesta quarta-feira, 30, durante cerimônia de entrega do trator de número 6.000 da New Holland, comercializado por meio do programa. Em solenidade na sede da empresa, em Curitiba, o ministro ressaltou ainda que nestes dois anos o programa foi responsável  pela aceleração da modernização das propriedades familiares, o que resulta num aumento da produção de alimentos. "Nossa meta inicial era produzir nos primeiros três anos do programa cerca de 18 milhões de toneladas de produtos. Só no primeiro ano foram 7,8 milhões de toneladas, o que demonstra a grande capacidade deste setor para a atividade econômica", destacou.

O presidente da Case New Holland no Brasil, Valentino Rizzioli, ressaltou que o Programa Mais Alimentos foi o responsável pela manutenção dos empregos e da fábrica da New Holland de Curitiba em atividade, durante o periodo da crise econômica internacional de 2008. "Os benefícios do programa não se apresentam somente no campo com a qualificação das propriedades, mas foi importante também para o setor indústria. Sustentou nossa atividade no periodo da crise", afirmou Rizzioli durante a solenidade.

De cada 100 tratores comercializados no Brasil durante o ano de 2009, 38 deles vieram do Programa Mais Alimentos, que destina-se a modernizar unidades produtivas da agricultura familiar. A empresa New Holland fabrica tratores adaptados à realidade da agricultura familiar (equipamentos de mais compactos) desde o início do programa.

O ministro ressaltou também que o programa foi responsável pela aquisição de mais de 10 mil resfriadores de leite e 500 caminhões (que passou a integrar a linha de financiamento somente há seis meses). "O conjunto de negócios já ultrapassa mais de R$ 3 bilhoes de reais e  mais de 70 mil operações foram realizadas nestes dois anos", completou Cassel disse que o Programa oferece mais de 3 mil itens e passou a ser um programa permanente de crédiito aprovado pelo Conselho Monetário Nacional. "É uma demonstração da capacidade produtiva da agricultura familiar, que está num processo acelerado de dinamização e modernização", comemorou Cassel.  "Estamos vivendo um momento especial neste País, que voltou a crescer e a se desenvolver em todos os ramos da economia", completou.
 
Após a cerimônia, o ministro almoçou no refeitório da empresa New Holland com os diretores. Em seguida, participou da solenidade de inauguração da nova fábrica de motores da Fiat, que vai produzir motores de veículos do tipo "midsize", onde também serão fabricados motores para tratores voltados para a agricultura familiar. No final do dia, o ministro participou da solenidade de 15 anos da existência do sistema CRESOL/Bsser, voltado para o financiemento e o incentivo à atividade do cooperativismo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/125185/visualizar/