Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sábado - 26 de Junho de 2010 às 10:44
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


O Democratas definiu, em convenção neste sábado (26), que lançará 17 candidatos a deputado estadual, três a federal, incluindo o nome do ex-senador Júlio Campos, e o senador Jorge Yanai à reeleição e o empresário de Primavera do Leste, Édio Brunetta, a primeira suplência de Antero Paes de Barros ao Senado. A lista, no entanto, já estava previamente definida e, desse modo, o único a registrar candidatura de última hora foi o índio Xavante de Campinápolis, Geremias Pinita Awe Tsibodowaprê, que manifestou interesse em disputar uma das oito vagas da Câmara dos Deputados.

Disputarão a reeleição os deputados estaduais, Dilceu Dal Bosco, Gilmar Fabris, José Domingos Fraga, que recusou o convite para compor a chapa majoritária como vice do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) para dar continuidade ao projeto rumo à reeleição, e ainda Chica Nunes (ex-PSDB e hoje DEM). Também integra a relação de candidatos à vaga na Assembleia Legislativa, o vereador Denivaldo Pereira, o Baiano Pereira, que foi condenado pela Justiça sob acusação de ter participado do assassinato de um ex-segurança.
 
Além de Júlio, foram homologadas as candidaturas a deputado federal do ex-presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro, irmão do senador Jonas Pinheiro, já falecido, e do empresário Israel da Silva Borges.

Vice

Mesmo diante da recusa da esposa do senador Jayme Campos, Lucimar Sacre de Campos, houve uma certa pressão para que a ex-primeira-dama de Várzea Grande aceitasse a vaga. A ex-deputada federal, esposa de Jonas Pinheiro, Celcita Pinheiro, por exemplo, pediu a Jayme que convença a esposa a dizer sim ao anseio dos militantes do partido. "Que o senhor (Jayme) a ajude a tomar essa decisão sábia para Mato Grosso". Celcita também defendeu Wilson e disse que as críticas atribuídas a ele não se passe de "dor de cotovelo". Segundo ela, o tucano é um homem estudioso e que, com certeza, vai contibuir com o desenvolvimento do Estado.

Em tom de euforia, Jayme, porém, se voltou à Celcita e fez o convite à ela, avaliando que ela simbolizaria a "cuiabania". "Essa seria uma justa homenagem ao nosso saudoso Jonas Pinheiro". Apesar de surgir em meio aos discursos, o assunto "vice" não será definido na convenção. Ficará para a próxima semana e deverá ser anunciado até o dia 30, último prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para as definições. O registro deverá ser feito junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) até o dia 5 de julho.

Confira abaixo os candidatos do DEM:

senador - Jorge Yanai
primeiro-suplente Édio Brunetta, empresário de Primavera do Leste
federal - Júlio Campos, Leôncio Pinheiro e Israel da Silva Borges

estadual -
vereador Maycon Godoy dos Santos
vereador de Campo Novo do Parecis Adilson Roque Teixeira
ex-prefeito de Guarantão do Norte José Humberto Macedo
vereador de Pontes e Lacerda - Lourivaldo Rodrigues Moraes
ex-deputado Zeca D´Ávila
Vereador de São Félix do Araguaia Cristiano dos Santos Milhomen
vereador de Várzea Grande Benedito Francisco Curvo, o Chico Curvo
vereador de Várzea Grande Denilvaldo Pereira, o Baiano Pereira
Professor Vilson Alves, de Cuiabá
José Guarino Fernandes de Sapezal
Jaime Marques Gonçalves, Colíder-MT
Ilda Margarida de Campos, Várzea Grande
deputado Dilcel Dal Bosco
deputado Gilmar Fabris
deputado José Domingos Fraga
deputada Chica Nunes
Índio xavante Geremias Pinita Awe Tsibodowaprê, de Campinápolis






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/125856/visualizar/