Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quarta - 23 de Junho de 2010 às 02:31
Por: Carolina Holland

    Imprimir


Geraldo Tavares/DC
Engenheiro responsável diz que apenas em 6 meses será possível avistar as estruturas do novo estádio
Engenheiro responsável diz que apenas em 6 meses será possível avistar as estruturas do novo estádio

O estádio Governador José Fragelli foi reduzido a entulhos. O processo de demolição do antigo Verdão está praticamente concluído e os 18 mil m3 que restaram do estádio serão utilizados na construção da Arena Multiuso, local que será palco dos jogos em Cuiabá durante a Copa do Mundo de 2014. No terreno, além do entulho, há tratores, caminhões e pedreiros, que trabalham na preparação para o novo estádio.

“O processo de demolição durou menos tempo que o previsto. O prazo inicial era de cerca de 90 dias, mas conseguimos em tempo inferior a isso”, informou o assessor técnico da Agecopa (Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo de 2014), arquiteto Marcelo Oliveira. De acordo com ele, o Verdão começou a vir abaixo no dia 26 de abril.

O assessor técnico frisou que o material do antigo estádio foi reutilizado, incluindo as ferragens, terra preta, postes e grama. “Nada foi jogado fora. Tudo será reaproveitado, em campos de futebol, praças e outros. Até os parafusos serão reutilizados”, apontou.

O engenheiro Antônio Carlos de Oliveira, da Santa Bárbara Engenharia, empresa responsável pela construção do novo estádio, disse que os próximos passos agora serão triturar os entulhos, fazer a desmontagem da estrutura metálica que restou do Verdão e começar a terraplanagem do terreno. Somente para o aterro da área serão necessários 300 mil m³, como disse o engenheiro. “A ideia inicial é reaproveitar o entulho para o aterro”, afirmou.

No local onde será construída a arena há atualmente cerca de 80 funcionários, que estão encarregados de fazer a execução do canteiro de obras. “Mas no auge da construção, quando várias obras estarão sendo feitas ao mesmo tempo, cerca de 800 trabalharão no local”, afirmou Oliveira.

“O que as pessoas estão fazendo no local onde era o estádio é o fechamento do canteiro de obras. Serão feitas obras como escritórios e refeitório de apoio, voltadas para viabilizar o local de trabalho para a construção da arena”, explicou Marcelo Oliveira.

O processo até que a construção comece a tomar forma de um estádio vai demorar um pouco. Nos próximos meses, no terreno do antigo Verdão será visto apenas um grande canteiro de obras, sem ter, aparentemente, uma forma definida.

O esboço de um estádio no local só poderá ser percebido pela população quando os pré-moldados começarem a ser erguidos, o que, segundo o engenheiro, será feito em aproximadamente seis meses.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/126348/visualizar/