Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Terça - 22 de Junho de 2010 às 09:04
Por: Alline Marques

    Imprimir


Seis obras, chamadas de desbloqueio, devem ser iniciadas ainda no segundo semestre e servirão para desafogar parte do trânsito nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Elas fazem parte dos projetos de mobilidade urbana da Copa do Mundo de 2014 e os avisos de editais já foram lançados pela Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa).

As obras de desbloqueio devem custar R$ 142 milhões. Dentre elas, estão a pavimentação da Avenida Mário Palma e Estrada do Ribeirão, totalizando 2.690 mil metros de extensão, além construção de via urbana interligando a Avenida Beira Rio (Jardim Califórnia) com a Rua Antônio Dorileo, entre outras.

A Agecopa já promoveu a visita técnica das seis obras que estão com os editais prontos. Além das seis obras com edital já em andamento, outras três devem sair do papel ainda em 2010.

A princípio essas obras irão apenas a ajudar a melhorar as condições do trânsito na capital, para depois iniciarem as obras que irão afetar principalmente o trajeto entre o aeroporto Marechal Rondon e o estádio Verdão. Além disso, a Agecopa tem outro desafio: melhorar o transporte urbano na cidade.

De acordo com relatório apresentado à Fifa, os problemas das avenidas estreitas e do transporte público ineficiente devem começar a ser solucionados com as obras previstas para começar nos próximos dois meses.

O presidente da Agecopa, Adilton Sachetti, observa que as obras terão prazo de execução variados, dependendo da complexidade delas. "Tem obra que vai durar quatro meses e outras que vão durar até 14 meses. A duplicação da estrada da Guarita, por exemplo, deve ser concluída até o mês de março de 2011", garante Sachetti.

A duplicação dessa estrada será essencial para desviar o trânsito de veículos que deixam o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, para a capital Cuiabá. A principal via de acesso atualmente é a avenida da FEB e, para que ela seja alargada, será necessário criar outras vias e desafogar o tráfego até que as obras comecem.

Na FEB está prevista a construção de um viaduto com passagem subterrânea, permitindo uma ligação mais rápida do aeroporto com o local onde está sendo construído o Novo Verdão, estádio que receberá os jogos da Copa.

Confira as obras previstas nos editais:

1 - Obras de Pavimentação da Avenida Mário Palma e Estrada do Ribeirão, no Ribeirão do Lipa, ambas em pista simples, totalizando 2.690,00 metros de extensão, no Município de Cuiabá-MT.

2 - Obras de Construção de Via Urbana interligando a Avenida Beira Rio (Jardim Califórnia) com a Rua Antonio Dorileo, inclusive Ponte de Concreto Armado sobre o Rio Coxipó, bem como Complementação da Pavimentação da Rua Camburiú, no Parque Géorgia e Implantação e Pavimentação de rua interligando a Rua Antonio Dorileo à Rua Itaparica (Parque da Saúde), totalizando 2.800,00 metros de comprimento, todas no Bairro Coxipó, em Cuiabá-MT.

3 - Obras de Implantação e Pavimentação, interligando os dois segmentos da Rua Trigo de Loureiros separados pela Avenida Miguel Sutil, com 70 metros de extensão, inclusive Obra de Arte Especial (Passagem Inferior sob a Avenida Miguel Sutil), no Bairro Consil e Araés, em Cuiabá-MT.

4 - Obras de Implantação e Pavimentação do complemento da Rua dos Eucaliptos, com 405,76 metros de extensão, inclusive Ponte de Concreto Armado sobre o Rio Coxipó, no Jardim das Palmeiras, Bairro Coxipó, em Cuiabá-MT.

5 - Obras de Complementação da Pavimentação da Avenida Itaparica, interligando a Rua Nova Iguaçú (Parque da Saúde) à Rodovia Palmiro Paes de Barros, com extensão de 490,00 metros, no Bairro Coxipó, em Cuiabá-MT.

6 - Obras de Pavimentação da via urbana ligando a Avenida dos Trabalhadores ao Jardim Universitário e Residencial Belvedere, cruzando o Córrego do Moinho, em pista simples, com 3.390,00 metros de extensão, no Município de Cuiabá-MT.

Com informações Portal da Copa 2014.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/126448/visualizar/