Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 19 de Junho de 2010 às 13:30

    Imprimir


O tempo, a paisagem, os produtos e a programação cultural fazem da VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo uma excelente opção de lazer para este sábado, 19, e domingo, 20, em Brasília-DF. Localizada na Concha Acústica do Lago Paranoá, entre a Vila Planalto e o Palácio da Alvorada, a Feira tem horário especial nos dois últimos dias, abrindo às 10h e encerrando às 22h.  Veja aqui como chegar.

O visitante encontrará o melhor da produção da Agricultura Familiar de todas as regiões do País. Desde as castanhas, óleos e polpas de frutas da Amazônia até os queijos e embutidos da Região Sul, passando ainda pelas castanhas de baru e produtos  a base de pequi do Centro-Oeste, geleias orgânicas e conservas da Região Sudeste e os artesanatos e doces da Região Nordeste.

São ao todo mais de três mil produtos diferentes, trazidos por 650 expositores apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).  Os produtos, adquiridos diretamente dos agricultores, são uma ótima opção de compra, pelos bons preços, pela qualidade dos produtos e pelo contato com os produtores. 

O tempo previsto para este final de semana ajuda a criar um ambiente ainda mais agradável à beira do Paranoá. Aquele frio que rondou as madrugadas de Brasília nos últimos dias promete dar uma trégua. A temperatura mínima não deve ficar abaixo de 12 graus no domingo. Os ventos também devem diminuir, soprando do Lago Paranoá e colaborando para melhorar a umidade do ar na área da feira. E embora as temperaturas mínimas subam um pouquinho, durante o dia não deve fazer muito calor. A previsão é que a temperatura máxima seja de 28 graus neste sábado e de 29 no domingo.

Mas, se o calor apertar, o jeito vai ser provar, entre uma compra e outra, as várias opções de cervejas artesanais que são comercializadas em quiosques com vista para o Lago. Da mesma maneira que o friozinho da noite pode ser amenizado na Praça da Cachaça, onde 15 empreendimentos da agricultura familiar mostram o que há de melhor na produção artesanal da bebida no Brasil. 

Comidinhas

E para todas as temperaturas há comidinhas oferecidas por quiosques de gastronomia regional,  onde se encontra polenta , tapioca, acarajé e peixe frito com mandioca. Tudo isso pode ser degustado na área de piquenique, em deck construído na beira do lago. Também se pode degustar ali os produtos à venda nos estandes, como salames, copas, biscoitos, queijos e doces, além de vinhos e espumantes artesanais e orgânicos.

A Feira tem espaço – e programação – também para os pequenos, o Espaço Brincante, que oferece jogos e brincadeiras acompanhados por monitores, e espetáculos infantis de teatro de bonecos.

Em dois palcos, o Multicultural e o Tablado de Raízes, o visitante poderá ainda curtir aquilo que se revelou um grande festival de música, com o encontro de grandes nomes da música urbana com músicos de raiz, ligados ao ambiente rural. 

Palco Multicultural

Nesta sexta-feira, 18, teve Lenine e Teatro Mágico, que levaram uma multidão à Concha Acústica, com o show entrando pela madrugada

Neste sábado, 19, será a vez de Cabruera (Paraíba), que convida Totonho, também paraibano. Às 21h30min, os gaúchos Frank Jorge, Wander Wildner e Julio Reny convidam o gaiteiro Gilberto Monteiro. E, para encerrar a noite, às 23h, Alceu Valença vem com tudo para a Concha Acústica.

Brasil x Costa do Marfim

No domingo, 20, a Feira terá uma programação especial para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira contra a Costa do Marfim, pela Copa do Mundo. Os visitantes poderão torcer à frente do maior telão de led de Brasília, instalado na Concha Acústica. Depois, para comemorar a vitória (ou para esquecer o placar), o show será com os baianos Armandinho, Dodô e Osmar.

Tablado de Raiz

No outro palco, o Tablado de Raiz, a programação deste sábado começa às 14h, com o Maracatu Estrela de Ouro. Às 15h, Cacai Nunes; 16h, o carimbó Quentes da Madrugada, do Pará; às 17h30min, Claudio Rabeca convida Siba, de Pernambuco; e às 18h30min, é a vez do gaúcho Gilberto Monteiro. No domingo, 20, a festa comweça cedo no Tablado de Raiz, com Zé da Loca, da Paraíba, às 10h, e às 12h, o Maracatu Estrela de Ouro, de Pernambuco. O fechamento da programação será com o Patubatê, de Brasília, às 14h.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/126797/visualizar/