Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 19 de Junho de 2010 às 10:27
Por: Lislaine dos Anjo/Simone Alves

    Imprimir


O presidente da OAB-MT, Cláudio Stábile, decidiu apoiar o nome do professor Adriano Silva na eleição que irá definir o novo reitor da Unemat. Nesta sexta (18), enquanto participava de uma reunião com os conselheiros da OAB em Cáceres, o presidente foi convidado à comparecer ao debate com alunos e professores do curso de Direito sobre os problemas enfrentados pela comunidade acadêmica. Stábile percorreu as salas de aula ladeado pelo conselheiro federal e ex-presidente da OAB-MT, Francisco Faiad, e pelo procurador do Estado, Bruno Homem de Melo, além do presidente da Comissão de Direito Eleitoral, José Renato, e pelos conselheiros Marcelo Horn e Fábio de Sá.

Stábile justifica o apoio porque Adriano é "o único advogado concorrendo à reitoria da Unemat" e acredita que esta eleição será histórica. O presidente aposta na integridade do candidato, por já ter sido seu aluno e relembra que Adriano participou de sua campanha e gestão na OAB. "Ele fez parte da nossa chapa, que saiu vitoriosa, nas eleições da OAB". O ex-presidente Francisco Faiad, ratificou os argumentos do presidente e ressaltou a importância de Adriano quando integrou a Comissão de Ensino da Ordem. 

Adriano possui respaldo político no pleito. Ele conta, por exemplo, com o apoio do deputado federal Pedro Henry (PP) e do atual reitor da Unemat, Taisir Karim, que ocupa o cargo há oito anos. Isso deixa a disputa ainda mais acirrada. Adriano admite problemas e diz que pretende atuar para resolvê-los. O atual vice-reitor Elias Renato da Silva rompeu os laços com Taisir e agora briga para ser titular. Elias ventila aos “quatro cantos” que a atual gestão enfrenta 79 procedimentos investigatórios e mais 14 ações civis públicas.

A existência das investigações foi confirmada pelo promotor de Justiça de Cáceres, André Luiz Almeida, durante depoimento na CPI da Unemat. Hoje as investigações do Legislativo estão paralisadas sob a responsabilidade da Promotoria da Capital. Atingem também supostos abusos nas gestão da universidade. Uma das diversas apurações dão conta de que Taisir teria transformado a universidade em cabide de empregos, inclusive favorecido parentes. O reitor não chegou a depor aos membros da CPI para aproveitar o momento e responder às acusações.

Além de Adriano e Elias, também concorre à reitoria a professora Edna Luzia de Almeida Sampaio que, por sua vez, tem apoio do deputado federal Carlos Abicalil.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/126821/visualizar/