Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quinta - 17 de Junho de 2010 às 16:20

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que estranhou a decisão do presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local da Copa-14), Ricardo Teixeira, que ontem anunciou a exclusão do estádio do Morumbi do Mundial de 2014.

"Eu acho estranho [que o Morumbi não sirva para a Copa]. Talvez seja uma exigência arquitetônica ou de engenharia que eu não conheça. Mas de qualquer forma, o governador de São Paulo e o prefeito de São Paulo vão ter que se manifestar a respeito", disse Lula.

 

O presidente disse, porém, que não vê possibilidade de o Estado deixar de ser uma das sedes da competição.

"São Paulo é o estado mais importante do ponto de vista econômico no futebol brasileiro. É impossível imaginar que, por conta de um estádio, você não vai ter a Copa do Mundo em São Paulo".

Lula negou mais uma vez que o governo federal possa vir a injetar dinheiro público na construção de um novo estádio em São Paulo, que poderia servir depois ao Corinthians, time para o qual torce.

"Não terá estádio construído com dinheiro público. A não ser que você seja proibido de emprestar dinheiro, coisa que nós já decidimos. Todos os estados terão até 400 milhões de financiamento do BNDES para construir os estádios e se preparar para a Copa".

Teixeira apontou problemas técnicos para justificar a retirada do estádio são-paulino da Copa. "O que o São Paulo apresentou foram garantias financeiras de um outro projeto, não aquele aprovado pela Fifa. Por isso o Morumbi não faz mais parte da Copa de 2014", disse Teixeira, em entrevista à TV Globo.

Ele se referia ao fato de o estádio aprovado pela Fifa ter orçamento de R$ 630 milhões e o São Paulo ter apresentado garantias para construir um projeto mais modesto, de R$ 265 milhões. Em sua justificativa, o cartola alegou que passou a fase de análise de projetos. Porém mostrou-se aberto a avaliar novos planos de arenas paulistas.

O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, sugeriu que o corte do Morumbi teve caráter político. Seu relacionamento com Teixeira piorou após ter se oposto a Kleber Leite, apadrinhado do presidente da CBF, na eleição do Clube dos 13.

"A decisão tomada pela Fifa/COL surpreendeu porque, inusitadamente, foi anunciada no momento em que as atenções da comunidade esportiva estão voltadas para a Copa de 2010, como se numa tentativa de se esconder o ato sob a sombra dos holofotes focados no maior evento esportivo do planeta", disse.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/127099/visualizar/