Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 17 de Junho de 2010 às 14:56
Por: Adriana Oliveira

    Imprimir


Guilherme Filho
Tanques de psicultura pelo programa MT Regional, em Alto Paraguai
Tanques de psicultura pelo programa MT Regional, em Alto Paraguai

O secretário extraordinário de Projetos Estratégicos de Mato Grosso, Renaldo Loffi, se reuniu nessa quarta-feira (16.06), com piscicultores da agricultura familiar, prefeitos, secretários e superintendentes dos consórcios Vale do Rio Cuiabá e Alto do Rio Paraguai para tratar sobre o avanço do projeto de Aquicultura do Governo do Estado, o “Criar N’Água”. A discussão principal foi sobre a construção dos tanques para a piscicultura, primeiro passo necessário ao início da atividade produtiva. Alto Paraguai, onde já foram construídos 42 tanques para a criação dos peixes e outros 20 estão em andamento, é o município onde o projeto está mais avançado.

Até o primeiro semestre de 2011 deverão ser abertos mais de cem tanques. Mas a demanda é grande também no restante do Estado. Segundo o secretário Renaldo Loffi, o programa de Governo prevê o atendimento de pelo menos 15 produtores com meio hectare de tanque cada um, nos 30 municípios que compõem esses consórcios. “Por isso precisamos agilizar a permanência do maquinário que abre os tanques em cada cidade para que todas sejam atendidas, sem prejuízo para os produtores de nenhuma delas”, disse.

A máquina da piscicultura acompanha a patrulha mecanizada que circula os consórcios periodicamente para a manutenção nas estradas estaduais, mas reclamação dos produtores é que esse período de tempo tem se mostrado insuficiente para realizar todo o serviço. “Queremos buscar uma forma de avançar mais na construção de tanques”, informou o secretário de Agricultura de Alto Paraguai, Leandro Wandscheer. 

O trabalho realizado neste município tem característica diferente. Metade dos tanques abertos, muitos já com alevinos sendo criados, é fruto do reaproveitamento de buracos deixados pelo garimpo, e 100% deles estão situados em área degradada, por isso o número maior de tanques. “Estamos fazendo tudo de forma ambientalmente correta. Além de recuperarmos essas áreas e promovermos um resgate econômico e social para a população, nos preocupamos em fazer a coisa certa. Aonde a máquina vai, já está licenciada”, diz o superintendente do consórcio, José Benedito Cândido Souza.

Em Nossa Senhora do Livramento, integrante do consórcio do Vale do Rio Cuiabá, menos da metade dos tanques foi construída. Por isso, em uma articulação do secretário Loffi, a máquina saíra de Rosário Oeste, assim que terminar o trabalho lá, e voltará para Livramento para que se conclua a abertura dos tanques. “Tem que dar tempo de abrir meus dois tanques conforme foi combinado”, disse Manoel Domitilho pequeno produtor do município. O Chacareiro é proprietário de 24 hectares de terra. Atualmente, produz leite e cria frango caipira suficientes para uma renda mensal de R$ 1.100,00. Depois que começar a desenvolver a piscicultura espera tirar três vezes mais esse valor para o sustento da família.

O programa de Aquicultura do Governo de Mato Grosso, que tem a piscicultura como principal cadeia produtiva, prevê, além da escavação de tanques, a capacitação técnica dos produtores, liberação de recursos para o custeio da atividade com compra de alevinos e ração e parcerias com agentes financeiros e empresas âncoras para garantir a comercialização. Apenas em Alto Paraguai deverão ser investidos mais de 2 milhões de reais para o fomento da cadeia produtiva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/127117/visualizar/