O ritmo de geração de empregos na indústria paulista mostrou recuperação em maio, após registrar em abril a primeira redução desde agosto de 2009.

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o setor registrou saldo positivo de 16.500 postos, com alta de 0,32% na comparação com abril --nos dados com ajuste sazonal.

No mês anterior, a indústria havia registrado a criação de 28.500 vagas.

Considerando os dados sem ajuste sazonal, houve aumento no nível de emprego de 0,67% em maio. Ante o mesmo mês de 2009, alta de 2,73%. Já no acumulado de janeiro a maio, a indústria paulista registra a geração de 139 mil postos, com alta de 5,95%.

Setores

No mês passado, 21 dos 22 setores pesquisados tiveram desempenho positivo. O único que mais demitiu do que contratou foi o de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores (-0,1%).

O setor com maior saldo de contratação em maio, com relação a abril, foi o de bebidas (2,3%), seguido de fabricação de coque e de produtos derivados de petróleo e de biocombustíveis (2,2%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (1,7%).