Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 15 de Junho de 2010 às 15:02
Por: Fernanda Loydi

    Imprimir


Irritação e sangramento no sistema respiratório são comuns neste período
Irritação e sangramento no sistema respiratório são comuns neste período

De acordo com previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) este trimestre, (junho, julho e agosto) será de estiagem. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) também emitiu alerta de que nos próximos dias a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30%, índice considerado de alerta.

No Mato Grosso este período é caracterizado pela alta incidência de queimadas, que se propagam justamente pela baixa umidade do ar.  Esse ciclo, somado ás noites mais frias nos últimos dias, é propício para que alguns sintomas e doenças se propagem. E a lista de incômodos é grande: sangramento das narinas; irritação nos olhos; pele, boca e nariz ressecados; conjuntivites; e agravamento de doenças como asma, rinite e faringite.

Para prevenir complicações o primeiro passo é tomar muita água, sucos naturais e água de coco durante o dia. A alimentação deve ser leve, evitando frituras e gorduras e dando preferência á saladas, frutas e queijos brancos, por exemplo. Escolha roupas leves para praticar exercícios e evite o horário entre as 10h e ás 16h, assim como a exposição ao sol neste período.

É aconselhável manter os ambientes úmidos usando vaporizadores, toalhas molhadas ou bacias com água, principalmente á noite. Nos locais onde o ar condicionado permanece ligado por longos períodos estes cuidados são extremamente necessários.

A pele também sofre e merece atenção especial. Evite banhos quentes demais e use e abuse dos hidratantes no corpo, nas mãos, no rosto e até nos pés. No caso de irritação nos olhos e narinas, use soro fisiológico para limpá-los.

Cuidados com a casa

Manter a casa arejada e livre de poeira previne muita dor de cabeça e ajudam a garantir um sono tranqüilo. As cortinas, sofás e carpetes devem estar limpos e os objetos que acumularem mais poeira retirados do ambiente para evitar a proliferação de fungos.

A roupa de cama também requer atenção: os colchões e travesseiros devem ser forrados e os edredons lavados semanalmente. Bichos de pelúcia devem ser tirados do quarto de pessoas alérgicas e estarem sempre limpos.

E é extremamente importante manter os aparelhos de ar condicionado limpos e abrir as janelas para que os ambientes estejam sempre arejados.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/127492/visualizar/